Confira uma seleção de dicas de um professor de Matemática para quem tem dificuldade em aprender essa disciplina
Nem todo mundo gosta ou tem facilidade de entender matemática, mas conhecer essa ciência é fundamental para a vida. Para essas pessoas, saber como estudar matemática pode mudar paradigmas negativos em relação à disciplina. “Existe um caminho de estudo. Primeiro, o aluno deve conhecer a motivação do que está aprendendo e depois parte para o método e a prática”, afirma Vinícius Dias, professor de matemática do Colégio Vértice de São Paulo.
A motivação é saber para que serve aquela aprendizagem. Portanto, vale sempre perguntar para o professor como e por que aquilo vai ser útil na vida prática, mas questionar com curiosidade intelectual e não com frase feita do tipo “jornalista tem que saber escrever e não precisa fazer conta”. Mesmo porque, jornalista calcula porcentagem, ocupação de espaço por metro quadrado e entende de números para ler dados, que são o combustível de valor gigantesco no mundo atual.
Quer outros exemplos da utilidade da matemática? O Excel, programa que praticamente todos precisam dominar, se baseia em cálculos. Para inventar uma nova receita, dá-lhe pensar em proporção de ingredientes, e na organização de um casamento é necessário dimensionar a relação entre quantidade de pessoas e de consumo de alimentos e bebidas por indivíduo. Até para fazer o vestido da noiva tem que fazer conta.
Para dar uma forcinha na sua motivação e organização para estudar matemática, confira as dicas do professor:
1. Comece pelo entendimento da teoria
O ponto de partida da aprendizagem é entender as aplicações práticas de uma fórmula. Compreender, por exemplo, que a análise combinatória serve para calcular a quantidade de combinações possíveis em um restaurante em que você escolhe os ingredientes e monta o prato do seu jeito.
2. Foque na aula e no professor
Uma coisa que ajuda muito é ativar o “modo CDF” e se esforçar para se concentrar 100% na aula para extrair o máximo do que o professor ensina. Melhora consideravelmente a compreensão, inclusive porque o docente pode tirar dúvidas na hora.
3. Refaça o exercício do professor
Para entender um problema matemático, refaça o exercício que o professor usou para explicar a questão em sala de aula. Isso ajuda a puxar pela memória o que foi visto na escola. Se encontrar dificuldade, na próxima aula fale com o professor ou um colega.
4. Estabeleça uma rotina
Não é necessário estudar matemática todos os dias, mas a disciplina tem que entrar na rotina semanal. Faça um calendário com data e horário para estudar e dar conta desse compromisso. Para não desanimar, comece com uma matéria que você gosta e depois alterne com matemática. Com o tempo você aprende a modular as horas dedicadas a cada disciplina de maneira produtiva e eficiente.
5. Como se organizar para resolver os exercícios
Faça primeiro os exercícios mais simples e fáceis e vá evoluindo para os medianos e os mais complexos.
6. Aproveite as videoaulas
As aulas gravadas podem ser muito úteis para apreender conceitos. Assista, faça o exercício e corrija. Sempre que houver dúvidas, anote para conversar com o professor na escola.
7. Conte com os amigos
Muitas vezes um colega pode ser a solução para te ajudar a entender um problema. Então é muito válido conversar com os colegas de classe ou de outras turmas. Estudar em grupo também é uma alternativa, desde que a proposta seja realmente estudar.
8. Cuidado com a internet
A internet tem de tudo, inclusive vídeos curtos com explicações resumidas para aqueles estudantes que não têm paciência de assistir a vídeos longos. Como resultado, a explicação pode ser acelerada e dificultar a aprendizagem. Por esse motivo Dias enfatiza que é melhor confiar no seu professor, com quem você conversa cara a cara no colégio, em vez de tentar resolver as coisas no YouTube ou no TikTok.
9. Invista nos Enem antigos
A prova de matemática do Enem é bem exigente e, portanto, muito útil para estudar. Além de responder as questões de exames antigos vale a pena fazer o Enem como treineiro para vivenciar o momento do exame. Mesmo que não esteja aprendendo o que for abordado na avaliação, dá para tomar contato com o enunciado e tentar solucionar o problema.
10. Olhe ao redor porque há matemática em tudo
Desenvolva um olhar curioso para perceber e entender onde há matemática. Quando a conta de luz aumenta, pode haver uma relação do consumo elevado com o uso do ventilador ou do ar condicionado. Quando uma árvore do jardim do prédio cresce, há uma relação entre altura, tamanho da copa e da sombra. Quando é necessário guardar dinheiro para comprar alguma coisa há uma relação entre economizar durante X tempo para adquirir daqui a X meses.
LEIA TAMBÉM:
Conheça os diferentes tipos de faculdade