5 dicas de como organizar os estudos

Montar um cronograma, dividir tarefas complexas e explorar diferentes métodos. Conheça essas e outras formas de organizar os estudos  

 

Seja na escola, na faculdade e principalmente para quem está se preparando para o vestibular, estudar é uma atividade que envolve organização. Não sabe como fazer isso ou por onde começar? Para te ajudar, a equipe do #TMJ listou algumas dicas de como organizar os estudos que vão além de escolher um espaço físico adequado e de fugir de possíveis distrações. Confira:  

 

1. Defina as suas prioridades   

O primeiro passo para quem está em busca de organizar os estudos é definir prioridades. Quais são as suas metas? Quais delas são mais urgentes? Qual é o nível de complexidade de cada uma? As respostas para essas perguntas vão te ajudar a construir uma estratégia para completar as suas tarefas de maneira efetiva e dentro do prazo estipulado.  

 

2. Monte um cronograma  

Um dos caminhos para colocar os seus planos em prática é por meio da elaboração de um cronograma. Esse tipo de recurso costuma ser um grande aliado de quem precisa lidar com diferentes tarefas e não sabe como organizá-las de acordo com o tempo que tem disponível. Vale destacar que a quantidade de informações que você colocar nesse momento pode fazer a diferença.  

 

3. Divida tarefas complexas  

Outra estratégia para otimizar os estudos é dividir tarefas consideradas mais complexas em atividades mais simples. Ler um livro de 700 páginas, por exemplo, pode parecer algo inalcançável. Mas, se você se organizar para ler dez páginas por dia, essa demanda pode se tornar muito mais fácil de ser concluída. Fazer esse tipo de divisão vai otimizar o seu tempo, além de te dar mais motivação para estudar. 

 

4. Faça pequenos intervalos  

Uma rotina de estudos pode envolver longos períodos de atividade. Por isso, os intervalos são importantes para evitar que a sua produtividade e o seu desempenho sejam prejudicados. Fazer uma refeição, praticar um exercício físico, conversar com colegas ou até tirar um cochilo são algumas das opções. 

 

5. Explore diferentes métodos de estudo  

Como você gosta de estudar? Em grupo? Com música? Por meio de mapas mentais? Existem vários métodos de estudo. Não sabe qual mais combina com você? A dica, nesse caso, é fazer um exercício de autoconhecimento e identificar qual é o seu estilo de aprendizagem. Explorar as opções e personalizá-las de acordo com o que funciona para você pode trazer resultados mais efetivos.  

 

LEIA TAMBÉM: 

6 dicas para te ajudar a estudar para uma prova 

Confira 5 dicas sobre como conciliar trabalho e estudo 

Quer ver mais conteúdos do #tmj?

Preencha o formulário abaixo e inscreva-se gratuitamente em nossa newsletter quinzenal!

Você vai curtir

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on tumblr

INSCREVA-SE EM NOSSA NEWSLETTER