Da introdução à conclusão: dicas para fazer um bom trabalho

Conheça as etapas e o processo para produzir um trabalho escolar, passando pela pesquisa, introdução, desenvolvimento e conclusão   

 

Pesquisa, introdução, desenvolvimento, conclusão. Existem uma série de etapas que devem ser executadas para a produção de um trabalho escolar. Para entender cada uma delas, conversamos com os Paulo Rogério, professor de planejamento estratégico do Colégio Visconde de Porto Seguro, e Heloísa Iaconis, professora de sociologia do Colégio Marista Arquidiocesano. Confira a seguir as dicas dos especialistas: 

  

Fase de Pesquisa 

No processo de pesquisa o aluno deve focar em selecionar autores referências no assunto e informações sobre o tema em sites confiáveis. “O material selecionado deve estar de acordo com a proposta, propiciando a explanação do tema de forma ampla e aprofundada.” destaca Heloísa. 

 

Introdução de trabalho 

Na introdução deve ter o resumo do que será apresentado durante o trabalho, destacando os pontos que serão desenvolvidos. Para Paulo, “a introdução deve sempre explanar da melhor maneira possível qual é o problema a ser solucionado”.    

 

Desenvolvimento  

O desenvolvimento vem na sequência da introdução. Nesta parte, o aluno deve se aprofundar nos pontos principais do trabalho, com um texto claro, objetivo e apresentando suas argumentações. Segundo Heloísa, “Nessa etapa é interessante destacar o pensamento dos autores, sempre relacionando ao tema principal”.  

 

Conclusão 

A conclusão é o desfecho do trabalho. Onde se apresentam os principais resultados da pesquisa e qual é a resposta para o problema pesquisado. “A conclusão deve conter uma prova de que a solução apresentada não é falha” afirma Paulo.  

 

LEIA TAMBÉM:

6 razões para aprender empreendedorismo no ensino médio

Conheça métodos de estudo e suas vantagens

Entenda o que é ensino superior e veja a importância para sua carreira

Quer ver mais conteúdos do #tmj?

Preencha o formulário abaixo e inscreva-se gratuitamente em nossa newsletter quinzenal!

Você vai curtir

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on tumblr

INSCREVA-SE EM NOSSA NEWSLETTER