Entenda a importância do estágio

Entenda porque estagiar é uma excelente oportunidade de se preparar para o mundo do trabalho e como aproveitar ao máximo

 

Existem dois tipos de estágio no Brasil, o obrigatório e o opcional, e eles são regulamentados pela Lei do Estágio. A obrigatoriedade dessa experiência varia conforme o curso, mas, independentemente disso, todo estudante deveria entender por que fazer estágio. Trata-se de uma oportunidade valiosa de vivenciar o dia a dia em uma empresa e tudo o que envolve o ato de trabalhar: ter um chefe (o que é bem diferente de um professor), cumprir regras, aprender os códigos inerentes ao universo corporativo e acumular experiência para depois ingressar no mercado de trabalho ou empreender.

 

“Dei muito treinamento e consultoria para grandes empresas e as de maior sucesso eram aquelas em que os pais permitiam que seus filhos fizessem estágios em outras corporações, às vezes de ramos completamente distintos, e voltassem quando estivessem prontos ou quisessem assumir a própria empresa”, afirma Erika Buzo Martins, coordenadora da graduação em Administração da ESPM São Paulo.

 

Por onde o estágio começa

O estagiário entra pela base como analista e ao término do contrato pode ser efetivado nessa ou em outra empresa também como analista. O fato de ter estagiado nesse cargo não significa que adquiriu experiência para assumir uma função acima e com maior remuneração.

 

Em casos raros uma pessoa que se destaca pode despertar a atenção da empresa e ser promovida. Quando isso acontece, a decisão se baseia na ideia de que em vez de mantê-la no estágio a corporação pode contratar a pessoa antecipadamente para reter esse talento.

 

“O que eu percebo hoje é que os estudantes já querem entrar num patamar um pouquinho mais alto e não é possível, justamente porque existe uma regra: você entra como estagiário para ficar um tempo para te testarem”. Mas não é só isso. O estágio pode ser muito bem aproveitado por quem entende que é uma oportunidade de tomar contato com diversas áreas e identificar a que mais desperta interesse ou encaixa melhor no seu perfil.

 

Por conta dessa falta de maturidade, instituições de ensino como a ESPM ajudam o aluno a entender que há um caminho a ser trilhado no mundo do trabalho e isso deve ser experienciado no estágio. Da mesma maneira que um estagiário pode passar por diversos setores, a todo momento surgem novos cargos e funções, aumentando ainda mais as possibilidades.

 

Entre para aprender e somar

O estágio é como uma sala de embarque para o mundo do trabalho. É um ambiente para ingressar com espírito aberto para aprender e encarar como oportunidade de entender como se trabalha no mundo real.

 

Como há muita procura, quem é selecionado deve aproveitar o máximo que puder e trabalhar com a mentalidade de que vai entrar no jogo para somar com a empresa. Afinal, a corporação oferece oportunidades para o desenvolvimento de hard e soft skills e acompanha o crescimento (ou não) do estagiário. “Quem não render, a corporação não segura tanto. Não tá bom? Não dá resultado? Sinto muito, pode buscar outra alternativa”, diz Erika, mostrando como as organizações veem o estagiário.

 

O que as empresas esperam

As corporações querem estudantes interessados em aprender com as oportunidades, que estejam abertos para entender novos métodos, que tragam seu conhecimento em tecnologia e que compreendam que a dinâmica de trabalho é diferente da faculdade e o que eles aprenderam pode ser feito de um jeito diferente.

 

As empresas percebem quando podem exigir um pouco mais do estudante e isso não  significa necessariamente explorar mão de obra barata. Em muitos casos, a ideia é testar o estagiário porque a corporação precisa saber quem ela pode colocar dentro de casa depois. Portanto, antes de reclamar que está sendo sobrecarregado, observe o movimento, porque o que pode estar por trás disso é um reconhecimento de talento e competência.

 

Hoje quem se destaca são pessoas que conseguem olhar para dados e tomar decisões baseadas em dados. “Em qualquer área administrativa, se a gente consegue ter pensamento lógico e entender o todo estamos um passo à frente de outras pessoas” explica a professora.

 

A remuneração não é o mais importante

Erika destaca uma questão muito atual, que é o fato de que hoje os jovens não conseguem ficar muito tempo no mesmo emprego. Não bastasse isso, também não querem ganhar um salário baixo e acreditam compensa mudar de empresa se houver uma chance de ganhar mais – nem que sejam 200 reais.

 

Os recrutadores que entrevistam um candidato com muitas contratações de estágio no currículo se perguntam: “se eu o contratar agora será que ele fica quanto tempo com a gente? O que eu vou ter que fazer para segurar essa pessoa?”, explica a especialista. Em vez de se preocupar tanto com a remuneração, o estudante deveria entender que o estágio é uma oportunidade de aprendizagem que vai prepará-lo para ingressar no mundo do trabalho com mais tranquilidade.

 

Ter humildade é fundamental

“Na ESPM a gente tem convidado ex-alunos para contar suas histórias. O que a gente tem visto de maneira impressionante são alunos honestos que vem dizendo que eles tinham a mesma cabeça desses que estão se formando agora, mas a duras penas aprenderam que tiveram que ter um grau de humildade um pouquinho maior e baixar essa bola para continuar no mercado”, explica Erika. Ela também conta que as próprias empresas parceiras da faculdade relatam que alguns alunos são difíceis porque às vezes acham que sabem mais que o diretor de marketing.

 

Em vez de se considerar mais capacitado, o estagiário pode se valer de componentes importantes que traz na bagagem: a leveza, a jovialidade e a descontração (que respeita os códigos de comportamento e ética corporativa) que oxigenam e contribuem para um clima mais leve na corporação. “Eu acho até que algumas empresas já entraram nessa onda de que talvez esse estagiário seja o que falta para elas terem uma vibe mais light”.

 

LEIA TAMBÉM:

Estágio profissional: devo priorizar o salário ou a experiência?

Como ser efetivado no estágio: confira 4 dicas

Quer ver mais conteúdos do #tmj?

Preencha o formulário abaixo e inscreva-se gratuitamente em nossa newsletter quinzenal!

Você vai curtir

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on tumblr

INSCREVA-SE EM NOSSA NEWSLETTER