O que fazer nas férias: 8 dicas para aproveitar o período

É hora de se desligar totalmente ou vale a pena estudar um pouco? Professor do LifeLab ESPM explica porque vale a pena estudar, mas fora da caixa   

 

O que fazer nas férias? Virar totalmente a página e só descansar, ou usar um pouco do tempo para se manter conectado aos estudos? Danilo Torini, professor do LifeLab ESPM, dá várias dicas para qualquer estudante encontrar um ponto de equilíbrio e não precisar “pegar no tranco” quando retomar os estudos. “Precisa desconectar da rotina de estudos, mas não totalmente. É importante se manter em atividade intelectual cognitiva e preservar alguma conexão com a aprendizagem”, explica. Antes de torcer o nariz e achar que não faz sentido estudar nas férias, confira 8 dicas de Torini. 

 

1. Leia livros não relacionados ao seu curso 

Um jeito bacana de estudar é ler livros de romance e ficção que tragam novos horizontes, como uma trama que se passa em um contexto histórico real ou que traga conteúdos sobre o universo da ciência e os avanços tecnológicos. Esse tipo de conteúdo informa e cria conexões com temas diferentes dos estudados na faculdade. 

 

2. Viaje com o olhar aguçado 

Toda viagem pode ser educativa, só depende de como as pessoas viajam. Aproveite para explorar a cultura e os costumes locais. Observe como as pessoas se comportam, como é o vocabulário, a culinária ou o artesanato. Visite museus, casas de cultura e galerias de arte, porque viagens que produzem significado são importantes. 

 

3. Conheça a sua cidade e o entorno 

Independentemente da cidade em que mora, viste-a com um olhar de curiosidade. Vá a locais que não conhece, como centros culturais, centros de tradições, casas de cultura ou simplesmente visite um bairro que não conhece. Escolha um restaurante de comida regional ou de países diferentes, como os do Oriente, e prove pratos que nunca comeu. Explore seu entorno como se fosse um turista. 

 

4. Invista em hobbies e interesses pessoais

Aproveite as férias para iniciar um curso e aprender algo que sempre esteve no seu radar, mas que até então não se concretizou. Um curso de língua, artesanato em cartonagem e qualquer outra coisa que estimule o aprendizado e que traga um novo conhecimento. Vale tudo, até crochê. 

 

5. Experimente o voluntariado 

Começo de ano é uma ótima oportunidade para experimentar ou iniciar um projeto de voluntariado. Além de gerar significado e ajudar no desenvolvimento de habilidades socioemocionais, oferece uma nova perspectiva sobre o mundo e a comunidade. É um trabalho educativo muito gratificante que certamente muda pontos de vista porque apresenta novos contextos e realidades. 

 

6. Faça um balanço do ano que passou e planeje o futuro

Aproveite que você está mais distanciado dos estudos e desenhe o que pretende para o próximo ano. Reflita com tranquilidade sobre os próximos passos, mas com leveza. A ideia é traçar um plano básico e detalhar depois das férias, já que a proposta não é ter uma atitude de coach e fazer um mega planejamento. 

 

7. Cuide da saúde física e mental

Descanse, mas não descuide da saúde física e mental. Mantenha o hábito de ir na academia, ou comece a fazer atividade física, e invista em algo que beneficie a saúde mental, como meditação ou prática individual de esportes (corrida, natação e pedalada). 

 

8. Cultive melhor as relações

Aproveite para se conectar ou reconectar com amigos e familiares. Férias são o momento de pagar aquelas dívidas de visitar os amigos e passar tempo de qualidade com eles e com a família. Relacionamentos interpessoais com pessoas queridas criam e fortalecem laços afetivos e rendem memórias que são muito valiosas.

 

LEIA TAMBÉM:

Estudar em casa: 7 dicas para aprender mais em aulas online

6 dicas para perder a timidez

10 dicas para ser mais produtivo e para gerir melhor o seu tempo

Quer ver mais conteúdos do #tmj?

Preencha o formulário abaixo e inscreva-se gratuitamente em nossa newsletter quinzenal!

Você vai curtir

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on tumblr

INSCREVA-SE EM NOSSA NEWSLETTER