O que faz? Quanto ganha? Onde pode atuar? Veja tudo o que você precisa saber sobre a carreira de um jornalista
Trabalhar com Jornalismo hoje vai muito além das oportunidades que estão relacionadas à imprensa tradicional. Para te explicar o que faz um jornalista, qual é a importância desse profissional para o mercado e outras curiosidades sobre essa profissão, a equipe do #TMJ conversou com Maria Elisabete Antonioli, coordenadora da graduação em Jornalismo da ESPM em São Paulo.
O que é um jornalista?
O profissional graduado em Jornalismo ou que atua em veículos de imprensa com reportagem é conhecido como jornalista.
Qual é a importância do jornalista para o mercado e para a sociedade?
De acordo com a coordenadora, o que torna o jornalista um profissional importante para o mercado e para a sociedade é a sua responsabilidade com a veracidade das informações. “A produção jornalística colabora com as pessoas na reflexão sobre questões políticas, sociais e econômicas, e outras de interesse público, contribuindo para a conscientização e a mudança social”, explica. “O jornalista desempenha um papel fundamental na sociedade e, evidentemente, também no mercado, que necessita de profissionais com essa formação para cobrir os fatos e produzir informações confiáveis e verificadas.”
O que faz um jornalista?
Segundo Maria, as atribuições de um jornalista estão diretamente relacionadas à produção de conteúdo — o que faz com que as possibilidades de atuação ultrapassem os limites de áreas consideradas tradicionais, como as redações. “Ele é um profissional de mídia e está apto a trabalhar nos veículos de comunicação tradicionais, como rádio, TV, jornais e revistas, e nos veículos considerados nativos digitais”, afirma. “O jornalista é um produtor de conteúdos jornalísticos, além disso, trabalha em empresas, na comunicação interna e em assessorias de imprensa. Ele também tem a possibilidade de empreender seu próprio negócio.”
Confira algumas profissões para quem se forma em Jornalismo:
Assessor de Imprensa
Jornalistas que escolhem seguir carreira em assessoria de imprensa ficam à frente da construção de estratégias de comunicação para empresas, instituições e figuras públicas — o que inclui, entre outras coisas, a elaboração de releases e notas, e o desenvolvimento de mailing.
Editor de Texto
As demandas de quem atua como editor não podem ser resumidas a revisar textos. Além de assumir esse tipo de atividade, esse profissional também verifica se as produções, sejam elas escritas ou audiovisuais, estão de acordo com a linha editorial do veículo ou empresa em questão.
Produtor de Reportagem
Trata-se de um cargo recorrente em redações de programas de rádio e de televisão. O produtor de reportagem administra e organiza os processos que envolvem a concepção de um conteúdo: desde a sugestão e elaboração de diferentes pautas até o contato com fontes e execução de entrevistas.
Repórter
Essa é uma das profissões consideradas mais tradicionais dentro do Jornalismo. O repórter é responsável pela produção de uma reportagem. É quem interpreta as informações, busca os dados e outros elementos que compõem uma notícia. Seja ela publicada em forma de texto ou conteúdo audiovisual.
Social Media Manager
Essa profissão é uma consequência da popularização das redes sociais, e pode ser exercida por profissionais com outras formações, como é o caso dos publicitários. Em poucas palavras, o social media manager é quem gerencia e administra a produção de conteúdo para esse tipo de plataforma. Monitorar, criar e apresentar estratégias que dizem respeito às redes sociais estão entre as suas atribuições.
Como é a rotina de um jornalista?
Apesar de existirem estereótipos sobre jornalistas terem rotinas que mudam com frequência, a coordenadora explica que essa é uma questão que varia conforme o ambiente de trabalho. “Em empresas de mídia, por exemplo, o cotidiano do jornalista é mais ‘agitado’, tendo em vista coberturas, furos de reportagem, e a própria produção/publicação que deve ser atualizada quando há desdobramentos”, diz. “Nas empresas onde o jornalista trabalha na comunicação corporativa, a rotina é mais ‘tranquila’, mas há períodos em que é preciso ações rápidas, como na gestão de crises.”
Qual é o salário de um jornalista?
- Assessor de Imprensa R$ 3 mil – R$ 5 mil/mês
- Editor de Texto R$ 4 mil – R$ 8 mil/mês
- Produtor de Reportagem R$ 3 mil – R$ 6 mil/mês
- Repórter R$ 3 mil – R$ 6 mil/mês
- Social Media Manager R$ 2 mil – R$ 4 mil/mês
Fonte: Os salários médios são referentes ao Brasil e foram consultados no Glassdoor em novembro de 2023.
LEIA TAMBÉM: