Entenda o que é ser autodidata

Você conhece o autodidatismo? Descubra o que é ser um autodidata e as características fundamentais para o estudo solo  

 

Você sabe o que é ser autodidata? A pessoa autodidata não precisa necessariamente de aula ou de alguém explicando uma matéria ou atividade, ela, apenas com o seu esforço, consegue buscar, pesquisar e aprender. Descubra um pouco mais sobre autodidatismo e quais são as características de uma pessoa autodidata. Confira:  

 

O que é ser um autodidata? 

Ser um autodidata é desenvolver capacidade de aprendizado em diversos temas sem o acompanhamento de um professor ou mentor, como ocorre no modelo tradicional de ensino. Isso não significa que o autodidata aprenda mais rápido do que as outras pessoas ou que seja mais inovador. Assim como os demais estudantes, ele precisa se dedicar e estudar a partir de boas fontes de conteúdo.  

 

Quais são as características de um autodidata?  

Autonomia, curiosidade, persistência, flexibilidade e criatividade são as principais características de uma pessoa autodidata. Mas isso não é uma regra, você pode alcançar um bom nível de especialização em suas áreas de interesse, apenas com algum desses atributos.   

 

Lembre-se que na vida tudo exige estudo: para aprender uma nova receita é necessário ver os ingredientes e o passo a passo, depois disso, você começa a preparar a receita, sabendo que há grandes chances de errar. O autodidata vive isso com os estudos, são muitas tentativas e nem sempre tem certeza de que o aprendizado vai dar certo, mas existe persistência e foco.  

 

Desafios para o autodidata  

A pessoa que busca o autoaprendizado deve ter cuidado com suas fontes de informação, já que os conteúdos podem estar desatualizados ou serem imprecisos. Além disso, sem uma curadoria de um professor, fica difícil diferenciar os bons e maus materiais disponíveis na internet.  

 

Outro desafio para o autodidata é conversar com pessoas que dominem o assunto que está sendo estudado, sejam professores ou profissionais, para receber feedbacks sobre seus aprendizados.  

 

LEIA TAMBÉM:

10 dicas para encontrar motivação para estudar

Quem criou o Enem? Conheça a história do Exame

7 filmes sobre educação que você precisa ver

Quer ver mais conteúdos do #tmj?

Preencha o formulário abaixo e inscreva-se gratuitamente em nossa newsletter quinzenal!

Você vai curtir

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on tumblr

INSCREVA-SE EM NOSSA NEWSLETTER