4 dicas sobre como fazer uma redação para vestibular

Professor do cursinho Intergraus fala sobre a importância da redação para vestibular e dá dicas sobre o que fazer para ter um bom desempenho  

 

Se você está se preparando para entrar na faculdade, provavelmente já teve dúvidas sobre como fazer uma redação para vestibular. De acordo com José Antonio Pires de Oliveira Filho, professor do cursinho Intergraus, essa é uma das partes mais importantes desse tipo de prova 

 

“É na redação que o estudante é convidado a opinar, dentro de certos limites, sobre um tema posto em debate, o que a confere esse caráter de importância com relação ao restante da prova de vestibular”, explica. Para te ajudar a ter um bom desempenho, a equipe do #TMJ separou algumas dicas sobre como fazer uma redação para vestibular. Confira:  

 

1. Estude o formato da prova 

O primeiro passo para quem quer entender como fazer uma redação para vestibular é estudar o formato da prova. Qual é o estilo de texto? É preciso apresentar uma proposta de intervenção? Tenha as respostas para essas perguntas quando for escrever a sua redação. Além disso, também vale conhecer os critérios que serão utilizados para corrigir e avaliar o seu texto.  

 

“Em primeiro lugar, é preciso entender o que seria essa prova. Cada vestibular define os critérios para essa avaliação, mas, em São Paulo, por exemplo, a maior parte das instituições escolhe o texto dissertativo argumentativo como ferramenta de avaliação”, afirma o professor.  

 

“No caso da ESPM, sua produção de texto do vestibular é sinônimo de dissertação argumentativa. Em que são ofertadas duas propostas, o candidato escolherá apenas uma, ela é composta por algum texto motivador e uma comanda explícita, da qual o candidato fará uso para produzir sua redação”, exemplifica.  

 

2. Construa um repertório 

Outra dica para quem ainda tem dúvidas sobre como fazer uma redação para vestibular é construir um repertório. Seja sobre livros, filmes ou podcasts, fazer referências a conteúdos considerados alternativos pode te ajudar a sentir mais segurança para escrever, além de também ser uma prática que pode te diferenciar de outros candidatos no momento da avaliação. 

 

“A construção textual e a própria formulação pertinente de teses demandam que se leia jornais, revistas, sites de notícias etc. Os melhores vestibulares (os mais concorridos e os que dedicam maior atenção à confecção de suas provas) costumam trazer para as provas algo que foi notícia, um assunto de relevância social e que estaria intimamente ligado à realidade dos jovens que enfrentarão as provas.” 

 

“É preciso que o estudante esteja preparado para entender a realidade que o cerca e posicionar-se sobre questões éticas, morais, sociais, econômicas ou filosóficas. Em outras palavras, é preciso que o estudante avalie seu próprio mundo e o papel nele desempenhado. É daí que múltiplas fontes podem ser exploradas e citações pertinentes podem ser empregadas, desde que relacionadas intrinsecamente com o tema e o projeto textual”, diz.  

 

3. Formule uma tese sobre o tema 

O professor explica que um dos maiores erros ao escrever uma redação para vestibular é não formular uma tese sobre o tema proposto. “Muitos textos recebem nota baixa nos vestibulares por não conseguirem explicitar a tese ou mesmo por não trazer uma tese. Um texto sem tese costuma ser uma sequência de afirmações sem progressão argumentativa, sem ligação e sem acréscimo entre elas”, comenta. “Quando não se sabe o que se pretende defender, é muito mais difícil argumentar.” 

 

4. Exercite a sua escrita 

A melhor forma de se preparar para fazer a redação de um vestibular é exercitando. Busque informações sobre temas de redações realizadas em anos anteriores, esclareça as suas dúvidas e peça feedbacks para os seus professores. Depois de escrever o seu rascunho, também é fundamental que você faça uma revisão. Cheque a gramática, a repetição de palavras, a construção das frases e o encadeamento das ideias para ver o que pode ser melhorado.  

 

 

LEIA TAMBÉM: 

O que estudar para o vestibular? Confira 5 dicas para se preparar 

5 dicas de como organizar os estudos 

Quer ver mais conteúdos do #tmj?

Preencha o formulário abaixo e inscreva-se gratuitamente em nossa newsletter quinzenal!

Você vai curtir

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on tumblr

INSCREVA-SE EM NOSSA NEWSLETTER