Professor do curso de Jornalismo da ESPM dá o passo a passo e uma série de dicas para a produção de um veículo de comunicação para o colégio
Quer saber como fazer um jornal escolar? Veja as dicas de Edson Capoano, professor da graduação em Jornalismo da ESPM e editor do portal de jornalismo desse curso. Mas antes delas, vamos falar sobre as vantagens de se criar um veículo de comunicação do colégio. Primeiro, e o mais óbvio, é a possibilidade de noticiar fatos do dia a dia ou do interesse da comunidade escolar, o que promove maior integração entre a instituição e os estudantes.
“Outras vantagens são trabalhar em equipe, aprender a gerar um produto coletivo único, compreender um tema com mais profundidade e se esforçar para explicar para as pessoas”, destaca o professor. Não bastasse isso, os estudantes aprendem a criar uma hierarquia de importância das coisas, definindo as pautas e sua representatividade para o grupo, treinam sua capacidade de concatenar ideias para se expressar, aprendem a se comunicar por meio da linguagem e se auto vacinam para lidar com as fake news.
O passo a passo para fazer o jornal escolar
Capoano explica que, independentemente do tipo de veículo de comunicação escolhido pelo grupo, existem princípios básicos do jornalismo para a execução do trabalho. Confira:
1. Defina a linha editorial
“O que vamos falar e para quem queremos falar?”. Aqui escolhem-se os temas e determina-se o que é importante e interessante, já que são coisas distintas. O grupo também define qual será o tipo de veículo de comunicação – site, rede social, podcast, YouTube ou impresso.
2. Defina a periodicidade
Para um jornal escolar Capoano sugere periodicidade trimestral. No primeiro mês a turma trabalha nas pautas, produção e pré apuração. O mês seguinte é dedicado à reportagem e redação e no terceiro mês o material é editado (texto e material gráfico) para depois ser divulgado.
3. Forme uma equipe
A partir das habilidades e competências dos alunos cria-se a equipe, definindo os cargos de cada estudante: repórter, digital designer, redator, produtor de conteúdo, fotógrafos, narradores ou apresentadores e pauteiros.
4. Faça reuniões de pauta
Cada edição do jornal começa com a definição das pautas. Para isso, faz-se uma reunião de ideias, conhecida por brainstorming, que elenca os temas e recorte da abordagem de cada assunto.
5. Inicie a apuração
Depois dessa reunião vem a fase de pesquisa e produção. Os alunos fazem uma pré pesquisa dos temas, escolhem as personagens e agendam as entrevistas. Antes de os repórteres irem para a rua há uma reunião de desenvolvimento das perguntas das entrevistas.
6. Crie um fluxo de edição
Quando os repórteres voltam para a redação eles escrevem os textos e os editores melhoram o conteúdo. Nesse momento o professor pode ajudar, orientando os editores. Esse processo vale para jornal digital em site, conteúdo em rede social, vídeos para reels ou YouTube e podcasts, já que o trabalho jornalístico é o mesmo, independentemente da plataforma.
7. Publique o conteúdo
Com todo o conteúdo pronto é hora da distribuição, ou seja, colocar o material no ar ou imprimir (caso seja jornal impresso) para ele chegar ao público. Dependendo da plataforma, são necessários apresentadores e esse é o momento de deixar a criatividade fluir e explorar os talentos dos alunos.
Dicas para produzir as notícias
Toda notícia deve responder a 6 perguntas básicas do jornalismo:
– Quem?
– O quê?
– Quando?
– Onde?
– Como?
– Por quê?
Isso significa que é importante saber quem está envolvido, o que aconteceu e quando, onde e como ocorreu e por qual motivo. Tendo isso sempre em mente, não tem como não fazer uma boa apuração de informações.
- Quando se pensa nas pautas é importante abordar temas de interesse geral da comunidade e definir como falar sobre eles. Afinal “o jornalismo escolhe o que quer abordar”, comenta o professor.
- O trabalho jornalístico consiste na simplicidade, ou seja, explicar as coisas com objetividade e partir de perguntas básicas para contar os fatos. Esse método cria um rigor na qualidade da apuração das informações e entrega conteúdos melhores.
- Lembre-se que a história tem vários lados e, portanto, toda reportagem deve confrontar opiniões, pontos de vista e informações distintas. Para isso, é necessário buscar boas fontes para entrevistas e para os materiais disponíveis da internet, como dados históricos, resultados de pesquisas e estatísticas, entre outros.
- Na hora de escrever, pense que seu texto vai ser lido ou ouvido por todo o tipo de pessoas – do diretor da escola ao funcionário mais simples. Portanto, vale sempre lembrar que todos têm que entender o conteúdo.
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