Como fazer um jornal escolar

Professor do curso de Jornalismo da ESPM dá o passo a passo e uma série de dicas para a produção de um veículo de comunicação para o colégio

 

Quer saber como fazer um jornal escolar? Veja as dicas de Edson Capoano, professor da graduação em Jornalismo da ESPM e editor do portal de jornalismo desse curso. Mas antes delas, vamos falar sobre as vantagens de se criar um veículo de comunicação do colégio. Primeiro, e o mais óbvio, é a possibilidade de noticiar fatos do dia a dia ou do interesse da comunidade escolar, o que promove maior integração entre a instituição e os estudantes.

 

“Outras vantagens são trabalhar em equipe, aprender a gerar um produto coletivo único, compreender um tema com mais profundidade e se esforçar para explicar para as pessoas”, destaca o professor. Não bastasse isso, os estudantes aprendem a criar uma hierarquia de importância das coisas, definindo as pautas e sua representatividade para o grupo, treinam sua capacidade de concatenar ideias para se expressar, aprendem a se comunicar por meio da linguagem e se auto vacinam para lidar com as fake news.

 

O passo a passo para fazer o jornal escolar

Capoano explica que, independentemente do tipo de veículo de comunicação escolhido pelo grupo, existem princípios básicos do jornalismo para a execução do trabalho. Confira:

 

1. Defina a linha editorial

“O que vamos falar e para quem queremos falar?”. Aqui escolhem-se os temas e determina-se o que é importante e interessante, já que são coisas distintas. O grupo também define qual será o tipo de veículo de comunicação – site, rede social, podcast, YouTube ou impresso.

 

2. Defina a periodicidade

Para um jornal escolar Capoano sugere periodicidade trimestral. No primeiro mês a turma trabalha nas pautas, produção e pré apuração. O mês seguinte é dedicado à reportagem e redação e no terceiro mês o material é editado (texto e material gráfico) para depois ser divulgado.

 

3. Forme uma equipe

A partir das habilidades e competências dos alunos cria-se a equipe, definindo os cargos de cada estudante: repórter, digital designer, redator, produtor de conteúdo, fotógrafos, narradores ou apresentadores e pauteiros.

 

4. Faça reuniões de pauta

Cada edição do jornal começa com a definição das pautas. Para isso, faz-se uma reunião de ideias, conhecida por brainstorming, que elenca os temas e recorte da abordagem de cada assunto.

 

5. Inicie a apuração

Depois dessa reunião vem a fase de pesquisa e produção. Os alunos fazem uma pré pesquisa dos temas, escolhem as personagens e agendam as entrevistas. Antes de os repórteres irem para a rua há uma reunião de desenvolvimento das perguntas das entrevistas.

 

6. Crie um fluxo de edição

Quando os repórteres voltam para a redação eles escrevem os textos e os editores melhoram o conteúdo. Nesse momento o professor pode ajudar, orientando os editores. Esse processo vale para jornal digital em site, conteúdo em rede social, vídeos para reels ou YouTube e podcasts, já que o trabalho jornalístico é o mesmo, independentemente da plataforma.

 

7. Publique o conteúdo

Com todo o conteúdo pronto é hora da distribuição, ou seja, colocar o material no ar ou imprimir (caso seja jornal impresso) para ele chegar ao público. Dependendo da plataforma, são necessários apresentadores e esse é o momento de deixar a criatividade fluir e explorar os talentos dos alunos.

 

Dicas para produzir as notícias

Toda notícia deve responder a 6 perguntas básicas do jornalismo:

– Quem?

– O quê?

– Quando?

– Onde?

– Como?

– Por quê?

 

Isso significa que é importante saber quem está envolvido, o que aconteceu e quando, onde e como ocorreu e por qual motivo. Tendo isso sempre em mente, não tem como não fazer uma boa apuração de informações.

 

  • Quando se pensa nas pautas é importante abordar temas de interesse geral da comunidade e definir como falar sobre eles. Afinal “o jornalismo escolhe o que quer abordar”, comenta o professor.

 

  • O trabalho jornalístico consiste na simplicidade, ou seja, explicar as coisas com objetividade e partir de perguntas básicas para contar os fatos. Esse método cria um rigor na qualidade da apuração das informações e entrega conteúdos melhores.

 

  • Lembre-se que a história tem vários lados e, portanto, toda reportagem deve confrontar opiniões, pontos de vista e informações distintas. Para isso, é necessário buscar boas fontes para entrevistas e para os materiais disponíveis da internet, como dados históricos, resultados de pesquisas e estatísticas, entre outros.

 

  • Na hora de escrever, pense que seu texto vai ser lido ou ouvido por todo o tipo de pessoas – do diretor da escola ao funcionário mais simples. Portanto, vale sempre lembrar que todos têm que entender o conteúdo.

 

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