8 dicas sobre como fazer um podcast escolar

Confira um passo a passo para levar sua ideia ao ouvido de seus estudantes

Pensando em criar um podcast para os seus alunos? De acordo com a Pesquisa Globo Podcast, pessoas entre 16 e 24 anos representam 24% dos ouvintes desse formato no Brasil. Sendo que 51% desses jovens consomem podcasts com o objetivo de aprender algo. Ou seja, faz todo o sentido usar essa mídia para a educação. Mas como fazer um podcast escolar? Confira algumas dicas que podem te ajudar:

1. Escolha um tema

Temas muito amplos desviam do foco e não atraem o público-alvo. Se você for um professor de Matemática, por exemplo, ao invés de criar um podcast simplesmente sobre Matemática, pode fazer um programa que mostre a importância da matemática na vida das pessoas.

 

2. Planeje o conteúdo que quer abordar

Planeje e organize o conteúdo a ser abordado por episódio. Lembre-se de que conteúdo é matéria-prima e sem ele não há o que ‘segure’ um podcast por muito tempo. Cada episódio também deverá ser roteirizado para que as informações sejam passadas de maneira organizada e lógica.

 

3. Defina o formato e a frequência 

De acordo com a Pesquisa Podcast, o formato favorito dos brasileiros é o de entrevista (55%). Mas o programa também pode ser narrativo ou uma mesa redonda, por exemplo.

Pense também se o seu podcast será uma série ou um programa frequente. Se for série, quantos episódios? Se for frequente, com qual periodicidade será publicado?

 

4. Defina a duração de cada episódio

O tempo ideal pode variar dependendo do público e do tema do podcast. Mas, Rose Figueiredo, professora das disciplinas de Rádio, Televisão e Cinema da ESPM, recomenda que cada episódio tenha em torno de 20 a 30 minutos.

 

5. Escolha um nome para seu programa

Com seu programa bem estruturado, você já deve ter uma ideia de como o chamar. Batize-o de maneira criativa e que desperte a curiosidade dos ouvintes.

 

6. Evite barulhos externos durante a gravação

Grave o programa em um lugar silencioso e que não provoque ecos. Você e seus convidados devem fechar janelas e usar fones de ouvido para evitar ruídos.

 

7. Capriche na edição

Além do bom conteúdo e roteiro, pense nas trilhas de abertura, intervalo e encerramento para dar dinamismo ao programa. Caso não saiba editar ou queira investir em um produto de qualidade, busque ajuda profissional.

 

8. Pense onde quer publicar o programa

Será uma produção exclusiva para os seus estudantes ou também para o público externo? Caso queira distribuir seu programa nas plataformas de streaming de áudio, procure uma plataforma de hospedagem.

 

Veja um exemplo de podcast escolar produzido pela ESPM:

Para saber mais, acesse o Primeira Jornada e confira todos os episódios do programa.

Quer ver mais conteúdos do #tmj?

Preencha o formulário abaixo e inscreva-se gratuitamente em nossa newsletter quinzenal!

Você vai curtir

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on tumblr

INSCREVA-SE EM NOSSA NEWSLETTER