O que é publicidade e propaganda?

Conheça a área, entenda a diferença entre os termos e veja as funções e remunerações médias dos profissionais desse segmento

 

Já há algum tempo essas palavras andam lado a lado. Mas você sabe o que é publicidade e propaganda e qual a diferença entre essas atividades?  Enquanto a primeira relaciona-se prioritariamente às campanhas para vender produtos e serviços e envolve diferentes profissionais em etapas cada vez mais específicas, a propaganda é uma ferramenta ampla para transmitir e reforçar ideias, influenciar comportamentos, podendo ou não “vender” algo — como acontece com os governos, as fundações, os partidos e ONGs, só para citar alguns.

 

Portanto, desde os tempos em que o homem passou a se comunicar por meio da escrita, ainda que de maneira muito diferente do que ocorre atualmente, a publicidade e propaganda caminham de mãos dadas com mensagens (estratégias de comunicação) em diferentes formatos e mídias para atingir o público-alvo.

 

Não basta ser “criativo” para ser publicitário

Ter esse perfil é bastante desejável. Mas o que importa mais é a mente aberta para encontrar novas formas de comunicar, de vender, de traçar planos e trazer soluções rápidas e rentáveis. E isso se aprende também na faculdade.

 

Em um mundo cada vez mais complexo, abrangente e plural, quem trabalha com publicidade e propagada precisa ter uma bagagem que vai além dos conceitos clássicos sobre estratégias de marcas (branding), de venda de produtos, de serviços e de ideias.

 

Há pelo menos duas décadas, o mercado exige outros conhecimentos para atender às demandas das novas ferramentas e negócios digitais — como tecnologia, análise de dados, ética etc. Além disso, a grade para a formação desse profissional inclui, tradicionalmente, as disciplinas básicas de humanidades, além de conceitos de outras áreas do comportamento humano e de consumo (especialmente a psicologia).

 

Assim como em qualquer área, a publicidade e a propaganda já não se configuram como a área de quem só “cria”, mas também de quem consegue desenvolver o melhor pacote de soft skills, isto é, as diferentes capacidades socioemocionais para a liderança e o relacionamento interpessoal.

 

Paralelamente, o currículo também se adequa rapidamente às necessidades do empreendedorismo (gestão, finanças etc.), às novas legislações (como a LGPD, a Lei Geral de Proteção de Dados) e aos conceitos de como os negócios impactam a sociedade como um todo (ESG, Environmental, Social and Governance, por exemplo).

 

Onde um publicitário pode trabalhar?

 

Agências

O profissional de publicidade e propagada desenvolve campanhas, desenha logos, inventa novas embalagens de produtos, cuida da imagem de uma marca e elabora estratégias de vendas. Também pode trabalhar com redação publicitária e, cada vez mais, desenvolver estratégias para social media (por exemplo), desempenhando funções que podem combinar um pouco de tudo (especialmente no empreendedorismo).

 

Grandes empresas

As grandes corporações (não importa o segmento), por meio do departamento de marketing, costumam abraçar esse profissional para o desenvolvimento de linhas e produtos, para o relacionamento com seus diferentes públicos, para a expansão de seus negócios. E, mais uma vez, voltando-se ao mundo digital, incluir nessa área a redação, o social media e o desenvolvimento digital.

 

Mídias sociais

Relacionamento e social media necessitam desse profissional para realizar as interações das marcas (dentro da própria empresa ou de maneira terceirizada), por meio das diferentes redes sociais, com todos os seus públicos, o que também requer habilidades de comunicação, de expressão e de escrita.

 

Gerenciamento de influenciadores

Dentro dos canais de mídias digitais, a atuação de um profissional de PP não se limita para a gestão e budget, mas, principalmente, para a escolha criteriosa dos representantes da marca, os chamados influenciadores digitais.

 

Essa área, relativamente nova, costuma englobar o gerenciamento de influenciadores, suas atuações dentro da empresa, quais os canais a serem utilizados, tipos e teores de mensagens, além da quantidades de postagens, a elaboração de objetivos a serem alcançados e a avaliação das métricas de desempenho.

 

Pesquisa e análise de dados

Como caminho natural, é comum que quem ocupa esse cargo acabe se especializando em pesquisa e análise de dados. Esse segmento compreende o entendimento profundo dos indicadores de performance de produto, de digital, de pesquisas de consumo, de comportamento de público, entre outras estratégias, para a tomada de decisão, podendo fazer parte do departamento de marketing ou absorver, ainda, a força de vendas.

 

Audiovisual e UX

Em um mundo cada vez mais visual, esse profissional também se destaca na produção de filmes — como roteiristas, editores e diretores de cena, produtores de som —, de fotografia (manipulação de imagem, efeitos de produção e pós-produção), e na concepção, produção e usabilidade de sites e aplicativos (voltados para experiência do usuário, e-commerce etc.).

 

Quanto ganha um publicitário?

Confira a remuneração média mensal de alguns cargos, cujos valores foram levantados em junho de 2022 no site de busca de empregos Glassdoor.

 

  • Redator R$ 3.061 mês
  • Analista de mídia R$ 3.338 mês
  • Social media manager R$ 2.640 mês
  • Executivo de contas R$ 4.367 mês
  • Analista de marketing R$ 3.015 mês
  • Coordenador de marketing R$ 7.701 mês
  • Diretor de arte R$ 4.000 mês
  • Diretor de criação R$ 6.412 mês

 

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