08 de março é o Dia Internacional das Mulheres. Conheça a história e entenda a origem da celebração
Apesar de ser uma das datas comemorativas que movimentam o mercado, o Dia Internacional das Mulheres é uma celebração que tem o objetivo de colocar em pauta as conquistas políticas e sociais das mulheres. Saiba mais sobre a comemoração e veja como e quando a data foi criada.
Quando é comemorado?
O Dia Internacional das Mulheres é comemorado em 08 de março. No entanto, também existem outras datas que celebram o empoderamento feminino. 26 de agosto, por exemplo, é o Dia Internacional da Igualdade Feminina. A data foi instaurada em 1973 em homenagem ao aniversário de 53 anos da emenda constitucional que assegurou o voto das mulheres nos Estados Unidos. No Brasil, esse direito foi conquistado em 1932.
Qual é a origem do Dia Internacional das Mulheres?
Em 1975, a Organização das Nações Unidas (ONU) oficializou o dia 08 de março como o Dia Internacional das Mulheres. Porém, a data já era celebrada por movimentos feministas desde o início do século 20. Diferentes eventos históricos influenciaram a criação dessa data. Um dos mais conhecidos aconteceu na Rússia, em 1917.
Na ocasião, um grupo de mulheres foi às ruas para se manifestar contra as más condições de trabalho, a fome e a participação do país na Primeira Guerra Mundial. O protesto ficou conhecido como “Pão e Paz” e antecedeu a Revolução Russa.
Também vale lembrar que, em 1910, durante a Conferência Internacional das Mulheres Socialistas, Clara Zetkin, membro do Partido Comunista Alemão, sugeriu, pela primeira vez, a criação de um dia dedicado às mulheres.
Qual é o tema do Dia Internacional das Mulheres de 2023?
Todos os anos, a ONU define um tema para o Dia Internacional das Mulheres. De acordo com o site oficial da ONU Mulheres Brasil, o tema de 2023 é “Por um mundo digital inclusivo: inovação e tecnologia para a igualdade de gênero”.
A iniciativa tem a finalidade de promover debates e incentivar o desenvolvimento de soluções para questões que envolvem mulheres e outros grupos marginalizados dentro do ambiente digital.
“Incorporar a perspectiva de gênero na inovação, tecnologia e educação digital de forma transformadora ajudaria mulheres e meninas a se tornarem mais conscientes de seus direitos e fortalecer o exercício delas, além do seu ativismo”, diz a publicação.
LEIA TAMBÉM:
7 invenções e grandes descobertas feitas por mulheres
Mulheres na tecnologia: profissionais falam sobre os desafios de atuar no setor