Aprenda como fazer um roteiro de podcast

Roteirista dá dicas para chamar a atenção do público, manter os ouvintes interessados no episódio e para se conectar com quem acompanha o programa

 

De acordo com o Listen Notes, ferramenta de busca de podcasts, existem hoje mais de 3,3 milhões de programas neste formato em todo o mundo. Se você chegou a esse conteúdo, provavelmente também está pensando em criar um produto desse segmento e tentando entender como fazer um roteiro de podcast.

 

Para te ajudar nessa missão, conversamos com Lucas Scherer, roteirista da Maremoto, produtora de podcasts de São Paulo. Confira, a seguir, as orientações do especialista para criar roteiros para essa plataforma:

 

7 dicas para criar um roteiro de podcasts

Até mesmo um bate-papo precisa ter um roteiro escrito, mesmo que as pessoas “falem de improviso”. Cada formato também tem um script específico, com suas particularidades, mas todos eles precisam seguir algumas orientações básicas:

 

1. Crie uma introdução Ter uma introdução ou a abertura do programa para que o apresentador explique sobre o tema do episódio e quem participará dessa conversa.

 

2. Defina o papel de cada participante Definir a ordem na qual os convidados aparecem no roteiro e quem vai explicar o quê (de acordo com combinações prévias). O ideal é que todos os convidados tenham o roteiro por escrito.

 

3. Divida os tempos de fala Embora não exista regra para a duração do podcast, uma boa duração para os programas é entre 20 e 30 minutos. Por isso, é importante estabelecer bem o tempo de cada convidado.

 

4. Escreva com estrutura de texto dissertativo Apresentação, desenvolvimento com os diferentes aspectos do assunto e vários pontos de vista, e conclusão (não precisa concluir alguma opinião para o ouvinte, mas resumir rapidamente os principais pontos da conversa para refrescar a memória).

 

5. Utilize recursos que despertem a curiosidade Como o call to action “ouça a resposta do quiz no final desse programa”, “vamos para o vídeo”, “ouça o que diz o especialista” etc.

 

6. Entregue tudo o que prometeu no episódio Se vendeu algo no título, na descrição ou na abertura do programa, nada de deixar para o próximo capítulo.

 

7. Crie chamadas para as redes do programa Aproveitar o roteiro para chamar os ouvintes para as redes sociais do podcast. Essa é uma boa forma de se conectar com sua audiência.

 

Dicas extas para criar o seu podcast

Confira algumas dicas que vão além do roteiro e vão te ajudar a criar o seu programa

 

1. Planejamento

Independentemente do assunto, o podcast tem o objetivo de atingir muita gente. Mesmo que não tenha um cunho jornalístico (no  sentido tradicional) de levar a informação, é preciso ter conteúdo: até mesmo o entretenimento e a roda de conversa com amigos exigem a troca de ideias.

 

2. Ideias interessantes

Qualquer tema que possa ser compartilhado, discutido e comentado com outras pessoas. Afinal, ideia do podcast é comunicar-se com o maior número de ouvintes.

 

3. Motivação

O assunto do podcast tem que ser algo que você também goste e domine, que demonstre sua capacidade de falar sobre isso durante muito tempo. Portanto, é essencial que seja motivador para quem apresenta (tom de voz e expressões faciais) e também para render vários programas: isso aumenta suas chances de sucesso e desperta o desejo e a curiosidade de quem ouve.

 

4. Constância

Se a intenção é falar com muita gente, o podcast precisa ter constância e previsibilidade do que será tratado, inclusive em relação ao formato (mesacast, entrevista pingue-pongue, convidado, narrativa etc.). O podcast até pode não ter um padrão de formato, mas o ouvinte deve saber o que esperar da programação. Atender a esses requisitos para construir um público fiel demanda muito trabalho — 90% dos podcasts produzidos no Brasil e do mundo não passam de cinco episódios!

 

5. Abordagem

Temas complexos precisam ser desdobrados. Por exemplo, se a ideia é falar de educação no Brasil, o programa necessita ser dividido em capítulos (escola pública, Enem, vestibular, problemas de aprendizado, dicas para estudar matemática etc.). Essa ação também ajuda a definir quem será o público-alvo (professores, alunos, pais etc.), os participantes dessa discussão (um ou mais entrevistados) e o formato

de programa (entrevista, debate, reportagem, notícias, mesa redonda etc.). Lembre-se de que temas muito específicos segmentam o público.

 

6. Tempo

Para abordar o tema escolhido, defina quanto tempo será necessário para falar sobre esse assunto, se serão necessários um ou mais episódios para explorar o tema. O podcast também precisa ter periodicidade (quando o novo episódio estará disponível) para criar engajamento com a audiência

 

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