fbpx
LOADING

Digite para buscar

Conheça as funções em uma redação jornalística

Compartilhe

Quem faz o que em uma redação? Veja quais são os principais cargos e funções em veículos e mídias de comunicação

Há toda uma estrutura que ancora uma notícia, desde a sua apuração até a sua publicação ou entrada na televisão ou no rádio. Esse conjunto é formado por profissionais de comunicação que desempenham papéis distintos, conforme a área em que atuam, seja em jornal, revista, portal de notícias ou telejornais. Para entender melhor como é essa estrutura listamos os principais cargos das redações.

Diretor de redação

Esse profissional trabalha alinhado com as diretrizes do grupo ou dono da empresa de comunicação. É quem define o conteúdo e abordagem das notícias veiculadas no jornal, revista, telejornal, rádio e portais. Ele é o cabeça do negócio e cuida de tudo com a ajuda de subordinados como redator-chefe e editores.

Redator chefe ou editor chefe

Responde ao diretor de redação e coordena a equipe de editores, que comandam áreas específicas como, por exemplo, economia, política, esportes, cultura, cidades e outras que forem de interesse do veículo. Tudo o que vai ser publicado passa pelo seu crivo e do diretor de redação. Tanto na mídia impressa quanto televisiva, cabe ao redator ou editor chefe definir a ordem das reportagens publicadas ou que vão ao ar. Essa sequência de assuntos é chamada de “espelho” no jargão jornalístico.

Gerente de jornalismo

Em emissoras de televisão com afiliadas esse gerente responde pelo funcionamento delas, coordenando os programas e o conteúdo jornalístico produzido pelas mesmas. Nas redações de revistas e jornais, o comando das sucursais fica ao encargo do redator chefe ou do secretário executivo.

Editor executivo

Em um telejornal, coordena e supervisiona a equipe técnica e operacional quando o programa vai ao ar. Durante a exibição ao vivo, trabalha na sala de controle operacional, conhecida por switch, e se comunica com o âncora a partir do ponto auditivo quando há necessidade.

Editor de texto

Cuida da editoria de uma área determinada de revista, jornal e portal de notícias. Alinha com o redator chefe as reportagens a serem feitas, coordena os repórteres e edita as matérias. Numa rádio ou televisão, é quem escreve os textos lidos pelos âncoras dos programas jornalísticos. Também cabe a ele cuidar de detalhes como escrever a pronúncia de palavras estrangeiras para que não ocorra nenhuma gafe no rádio ou na TV.

Editor de imagem

Faz a seleção e a montagem visual da reportagem televisiva. Trabalha em conjunto com o operador de VT, que opera o equipamento de vídeo tape. Em algumas emissoras a edição de imagem fica sob responsabilidade do editor de texto.

Editor de fotografia

Trabalha afinado com o redator chefe ou editor de jornal, revista e portal de notícias para distribuir as pautas para a equipe de fotógrafos. Acompanha todo o trabalho feito na rua, recebe as imagens enviadas pelos fotógrafos via internet e edita o material que vai ser publicado ou postado.

Chefe de reportagem

Numa rádio ou TV é quem coordena a equipe de repórteres, definindo as pautas que cada um vai executar. Também acompanha o trabalho de produtores e pauteiros.

Produtor

Tanto na rádio quanto na TV esse profissional tem um papel superimportante. Garimpa assuntos para as reportagens, busca histórias, contatos das fontes e agenda as entrevistas para os repórteres. Há casos em que o produtor também faz reportagem, atuando num perfil multifacetado. Em revistas e algumas reportagens de cadernos específicos de jornal, o produtor se encarrega de recolher material para fotos produzidas em estúdio, roupas para modelos e entrevistados fotografados, contata maquiadores e cabelereiros e todos os outros profissionais necessários para a produção de uma foto de moda, gastronomia, decoração, produtos e qualquer outra pauta.

Pauteiro

No rádio e na TV é quem elabora as pautas para os repórteres apurarem. É um profissional que deve estar sempre bem informado para municiar o repórter com informações importantes sobre o tema que vai ser trabalhado. Busca informações nas redes sociais, portais de notícias e junto a fontes. Um bom pauteiro tem uma agenda de fontes de fazer inveja.

Rádio escuta

Eis um cargo que hoje pode se misturar com o de um produtor. É uma função que, nas TVs e jornais, durante muitos anos foi fundamental para gerar pautas. O nome deriva do fato de que antigamente, quando o noticiário policial tinha muito espaço na imprensa, o rádio usado por esses profissionais captava as ondas dos rádio comunicadores da polícia e assim era possível saber sobre crimes e ocorrências policiais. Nas emissoras de televisão, esse profissional passava o dia ouvindo notícias na rádio em busca de pautas quentes, já que a notícia sempre chegava antes no rádio. Atualmente, além do próprio rádio, portais de notícias, TVs all news e mídias sociais também são fontes de pauta.

Repórter

O que é publicado ou vai ao ar depende do trabalho desse profissional. É ele quem leva a notícia para a redação. Por isso, tem que pesquisar e correr atrás da informação correta, levantar e cruzar dados, entrevistar as fontes e buscar personagens na rua, principalmente na TV e no rádio. Com base em todo o material apurado ele redige o texto e entrega ao editor. Na televisão, o repórter escreve o texto em off, que é a narração que acompanha a imagem de uma reportagem. Um repórter atento talvez se depare com uma informação nova que pode mudar o rumo da matéria ou resultar em um furo de reportagem. Por isso é desejável que ele pense além da pauta, dentro da coerência do tema.

Repórter cinematográfico e fotográfico

Esses profissionais não são apenas os que empunham as câmeras. Da mesma maneira que o jornalista, têm espírito investigativo e enxergam informação em situações que às vezes podem parecer banais. Uma foto ou imagem podem revelar tanto quanto a apuração do repórter. Também precisam ser interessados, bem informados e ficar atentos à entrevista, porque a partir dela surgem ideias para a composição de uma fotografia ou captação de imagens para a reportagem.

Videorrepórter

Portais de notícia e algumas emissoras de televisão produzem material jornalístico com esse profissional multitarefa, que empunha a câmera, faz entrevista e edita seu próprio trabalho.

Redator ou copidesque

Antigamente, as redações tinham o copidesque, que era que passava o “pente fino” no texto, cuidando da sua padronização e zelando para que o estilo do texto desse o “tom” da publicação. Ele também era responsável pela revisão gramatical. A profissão caiu em desuso, mas agora voltou com força, principalmente nos portais de notícias e páginas de empresas em redes sociais. Hoje, o copidesque ou redator é quem adapta textos produzidos por veículos de comunicação para a linguagem online. O redator também vem ganhando espaço na adaptação de textos e, não raro, essa função mistura reportagem com redação.

LEIA TAMBÉM:

10 coisas que ninguém te contou sobre a rotina de um jornalista

8 regras não escritas do Jornalismo

10 livros para estudantes de jornalismo

Tags:
Roberta De Lucca

Jornalista colaboradora do #TMJ.

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *