Em um momento de incertezas para a Cinemateca Brasileira, o canal Legacies of Brazilian Cinema disponibiliza mais de 400 filmes nacionais feitos a partir dos anos 1910 até a atualidade
Este ano, entrou no ar no YouTube o Legacies of Brazilian Cinema, um canal integralmente dedicado à cinematografia brasileira. Apesar de escrita em inglês (inclusive a legendagem dos filmes, o que deve ter sido pensado para ser mais amigável com o público estrangeiro interessado no tema), trata-se de iniciativa local – e uma merecida homenagem à 7ª arte da Terra Brasilis. E, o melhor: tudo de graça e sem propagandas.
Essa iniciativa chega em um momento em que a memória cinematográfica nacional está no centro de um braço de ferro entre o governo federal e a classe artística pelo gerenciamento da Cinemateca Brasileira.
Com uma curadoria bastante interessante, pouco focada no cinema comercial e repleta de raridades e clássicos, a Legacies oferece uma organização com playlists bastante interessante, que possibilita a busca das obras por década, música, diretor e atores e atrizes, por exemplo.
Quem quiser bisbilhotar no canal, pode clicar aqui.
Também em cartaz!
No rastro da iniciativa do Legacies, entrou no ar uma nova iniciativa focada no cinema brasileiro – também para dialogar com o público internacional, mas com acesso para todos os interessados: LIMITE.
Segundo sua página no Facebook, trata-se de uma “organização artística sem fins lucrativos dedicada a expandir a presença do Cinema Brasileiro tanto nos Estados Unidos quanto globalmente”. Confira seu canal no YouTube.