Criado por João Quadros Ramos, Uber First Talk, foi premiado com medalha de prata no Graphis New Talent Annual 2020
Você é daqueles que costuma bater papo com motoristas de aplicativos? E se pudesse aproveitar uma corrida para uma rápida sessão de terapia? O estudante João Quadros Ramos, do curso de Publicidade e Propaganda da ESPM, pensou nisso e criou uma campanha para promover a saúde mental em corridas da Uber.
Trata-se do Uber First Talk, projeto premiado com medalha de prata no Graphis New Talent Annual 2020. A ideia é colocar psicólogos ao volante para promover conversas com passageiros durante as viagens. Só depois da corrida, o cliente é informado por mensagem que o motorista, na verdade, é um psicólogo, deixando um convite para que a pessoa faça novas sessões com profissionais da região. “Esse preconceito [de procurar ajuda psicológica] ainda é muito presente na sociedade. E disso veio a ideia de pensar em um projeto que mostrasse na prática como isso é bobeira e como procurar ajuda psicológica é sempre muito importante”, explica João em entrevista ao #TMJ.
O redator conta que a ideia surgiu durante uma conversa com uma amiga. “Ela estava passando por momentos difíceis e eu falei que procurar um psicólogo tinha me ajudado. Ela não achou uma boa ideia, porque a família dela achava que isso era ‘coisa de maluco’. Isso ficou na minha cabeça.”
Após ser premiado no Graphis, João conta que recebeu propostas de agências e convites para trabalhar em alguns projetos. Ele chegou a entrar em contato com a Uber para apresentar o Uber First Talk. “Apesar de terem gostado da ideia, infelizmente, na época eles acharam que não era um projeto alinhado com a estratégia deles.”
Assista ao vídeo e conheça o projeto:
LEIA TAMBÉM:
Quiz: testes os seus conhecimentos sobre Publicidade
6 livros para quem se interessa por Publicidade e Propaganda