6 livros para quem se interessa por Publicidade e Propaganda

Coordenador do curso de Comunicação e Publicidade da ESPM indica títulos fundamentais para quem quer se aprofundar na área 

 

Do entendimento do pensamento criativo de um dos maiores publicitários do Brasil à compreensão da necessidade de agir antes de apresentar um produto ao cliente para ter sucesso no processo de convencimento da compra. Alessandro Souza, coordenador da graduação em Comunicação e Publicidade da ESPM em Porto Alegre, lista seis livros para quem se interessa por Publicidade e Propaganda. Confira: 

 

Na Toca dos Leões, de Fernando Morais (Editora Planeta) 

 

O livro reportagem de Fernando Morais narra a vida do publicitário Washington Olivetto, um dos mais renomados profissionais da área no Brasil e no mundo, responsável pela criação de campanhas memoráveis, como a do primeiro sutiã da Valisere e a concepção das 1001 utilidades do Bombril. O texto conta em detalhes a criação e fundação da W/Brasil, uma das mais premiadas agências de propaganda do planeta, feita em parceria com Javier Llussá Ciuret e Gabriel Zellmeister. 

 

A Estratégia do Oceano Azul, de W. Chan Kim e Renée Mauborgne (Editora Elsevier) 

 

Eis um título que abre horizontes para se pensar em um negócio sem esmagar a concorrência e sim torná-la irrelevante quando se cria novas áreas de mercado. O texto foi escrito com base no estudo de 150 estratégias de organizações de 30 setores, aplicadas ao longo de mais de 100 anos. Ao discorrer sobre cases que transformaram empresas em grandes marcas, esse best-seller é uma fonte de inspiração para empreendedores

 

Marketing 4.0, de Philip Kotler (editora Sextante) 

 

De acordo com o The Wall Street Journal, Philip Kotler está entre os dez pensadores mais influentes da área de negócios do mundo. Neste livro ele analisa as transformações do marketing tradicional para a era digital, mostrando como o universo digital mudou a maneira de as pessoas viverem e, consequentemente, o comportamento do consumidor. A obra é praticamente leitura obrigatória para entender a jornada do consumidor diante de uma marca, desde o seu primeiro contato com ela à fidelização. 

 

Storytelling: Histórias que deixam marcas, de Adilson Xavier (editora Best Business) 

 

Criadores de conteúdo de todo o tipo – de publicitários a políticos, passando por professores e comunicadores, entre outros – podem encontrar no livro escrito pelo publicitário Adilson Xavier o mapa da mina para conceber uma narrativa envolvente. Bola da vez na comunicação, o storytelling se vale de técnicas estratégicas para construir uma comunicação assertiva a fim de conquistar a atenção de um público específico. O livro é recheado de cases de sucesso e vem com QR codes para o leitor poder assistir aos filmes de campanhas de algumas marcas analisadas pelo autor.

 

Pré-suasão: A influência começa antes mesmo da primeira palavra, de Robert Cialdini (Editora Sextante) 

 

Se muitos profissionais sabem que o sucesso da venda está na capacidade de influência de uma marca para persuadir o cliente, o psicólogo social Robert Cialdini traz uma nova ferramenta de convencimento: o momento anterior à transmissão da mensagem. Segundo ele, há técnicas que podem ser aplicadas antes de o cliente ser apresentado a um produto. Para um melhor entendimento, o autor analisa campanhas de marketing on-line que criaram o ambiente para a persuasão do público-alvo. 

 

A Cultura da Convergência, de Henry Jenkins (editora Aleph) 

 

Entre o tanto de coisas que as novas mídias trouxeram de transformação para o mundo, a cultura de convergência, tema do livro assinado pelo professor que chefiou o departamento de Estudos de Mídia do MIT, merece atenção. Afinal, ela vem revolucionando a maneira de criar o conteúdo que é distribuído nas novas mídias que surgem a todo momento. Hoje, por exemplo, uma história em quadrinhos ou um livro de sucesso entre adolescentes inspiram a criação de um amplo leque de produtos, como games, sites e apps

 

LEIA TAMBÉM:

Comunicação e Publicidade: tudo o que você precisa saber sobre a graduação


Quiz: testes os seus conhecimentos sobre Publicidade

Quer ver mais conteúdos do #tmj?

Preencha o formulário abaixo e inscreva-se gratuitamente em nossa newsletter quinzenal!

Você vai curtir

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on tumblr

INSCREVA-SE EM NOSSA NEWSLETTER