Quem é Bong Joon-ho, o diretor de ‘Parasita’

Conheça outras produções do cineasta sul-coreano que venceu o Oscar com ‘Parasita’. Joon-ho já dirigiu um filme para a Netflix

 

Por Luísa Serpelloni

 

Bong Joon-ho foi o grande nome do Oscar 2020. Com o filme Parasita, o cineasta sul-coreano levou para casa quatro estatuetas, incluindo de Melhor Diretor e de Melhor Filme, a categoria mais importante da premiação.

 

Formado na Universidade Yonsei na década 1980, o diretor já se interessava por cinema desde o ensino médio. Enquanto ainda estudava, produziu vários curtas-metragens. E depois de se formar, fez filmes como Cão Que Ladra Não Morde (2000) e Memórias de Um Assassino (2003). O reconhecimento internacional veio com O Hospedeiro (2006), que estreou no Festival de Cannes.

 

Outro marco da sua carreira foi Expresso do Amanhã (2013), longa que se passa em um futuro distópico, em que um experimento para combater o aquecimento global elimina toda vida na terra, exceto de alguns passageiros de um trem. Assim como Parasita, o filme traz uma crítica social sobre classes sociais e desigualdade.

 

 

Muitos não sabem, mas Joon-ho já dirigiu um filme da Netflix: Okja (2017), que traz uma reflexão e crítica sobre como a sociedade trata os animais. A aclamada produção concorreu à Palma de Ouro e vários outros prêmios internacionais.

 

E agora seu filme Parasita é o primeiro em língua não inglesa a ganhar o Oscar de Melhor Filme, além de conquistar a maioria das estatuetas das premiações que foi indicado.

 

Como o próprio Bong Joon-ho disse em seu discurso após ganhar o Globo de Ouro de Melhor Filme Estrangeiro “Se vocês superarem a barreira de 2cm que são as legendas, vocês serão apresentados a muitos filmes incríveis.”

 

 

LEIA TAMBÉM:

Cinema e Audiovisual: tudo o que você precisa saber sobre a graduação


Cinema e Audiovisual: 6 coisas que você aprende na graduação

 

7 mitos sobre a carreira em Cinema e Audiovisual

Quer ver mais conteúdos do #tmj?

Preencha o formulário abaixo e inscreva-se gratuitamente em nossa newsletter quinzenal!

Você vai curtir

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on tumblr

INSCREVA-SE EM NOSSA NEWSLETTER