Luiz Carlos Corrêa, professor de Direito da ESPM, explica que as empresas responsáveis pelas mídias sociais podem suspender ou excluir contas com o intuito de manter um ambiente seguro
Termos de uso de rede sociais costumam ser vistos como letras miúdas de uma propaganda: estão ali, mas ninguém dá a mínima para eles. Tanto é que muitos usuários costumam simplesmente rolar até o final da página e concordar com tudo o que está escrito. Se este é o seu caso, você provavelmente não sabe em quais situações pode ser banido de uma rede social, como ocorreu com Donald Trump, ex-presidente dos Estados Unidos.
Para saber mais sobre o assunto, o #TMJ consultou Luiz Carlos Corrêa, professor da graduação em Direito da ESPM. De acordo com o especialista, mídias sociais podem suspender contas que violem suas regras para “manter um ambiente seguro para os usuários”.
A seguir, você confere três motivos comuns para suspensão de contas do Twitter, apontados pelo professor:
Spam
Contas são suspensas porque contém spam ou são falsas e representam riscos de segurança para o Twitter e todos os usuários.
Segurança da conta em risco
Se suspeitarem que uma conta foi invadida ou comprometida, podem suspendê-la até que ela seja protegida e restaurada para o titular da conta, a fim de reduzir as atividades possivelmente maliciosas causadas pela invasão.
Tuítes ou comportamento abusivo
Quando uma conta se envolve em comportamento abusivo, como envio de ameaças a outras pessoas ou falsa identidade, podem suspendê-la temporariamente ou, em alguns casos, permanentemente.
LEIA TAMBÉM:
Liberdade de expressão: até onde vai esse direito nas redes sociais