Saiba mais sobre a comemoração e conheça as profissões de quem se forma em Direito
Muitas pessoas lembram do Dia do Advogado como a data em que estudantes de Direito não pagam a conta em restaurantes. Mas será que as pessoas sabem a origem desse costume? Confira abaixo quando surgiu o Dia da Pendura, conheça melhor a profissão e fique por dentro das possibilidades de atuação para quem se forma em Direito.
Quando é comemorado o Dia do Advogado?
No dia 11 de agosto. Nesta data, em 1827, D. Pedro I criou as duas primeiras faculdades de Direito do Brasil: a Faculdade de Direito do Largo São Francisco (SP) e a Faculdade de Direito de Olinda (PE). A ideia surgiu a partir da promulgação da primeira Constituição brasileira (1824) após a decretação da independência, o que demandou a capacitação de profissionais para aplicarem e supervisionarem as leis no país. Antes da criação dos cursos de Direito, os brasileiros interessados pela profissão estudavam na Universidade de Coimbra, em Portugal.
Por que o dia 11 de agosto também é conhecido como o Dia da Pendura?
Para comemorar o Dia do Advogado era comum os donos de restaurantes convidarem estudantes de Direito para uma refeição gratuita em troca de discursos. Afinal, os bacharéis dominavam vários assuntos e ouvi-los, além de informativo, era um chamariz de clientes que iam aos restaurantes para escutar os futuros advogados enquanto comiam.
Existem outras datas em que se celebra a profissão?
Sim. Em 15 de novembro comemora-se o Dia da Mulher Advogada, o dia 2 de dezembro é o Dia do Advogado Criminalista e 20 de junho, do Advogado Trabalhista.
Em quais áreas um advogado pode atuar?
Para trabalhar como advogado o profissional tem que passar no exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). A avaliação afere o conhecimento e as habilidades do profissional para ingressar no mercado. Portanto, quem é aprovado na avaliação pode atuar em áreas como Direito Criminal, Civil, Trabalhista, Tributário, Comercial, Contratual, Ambiental, Empresarial, Tecnologia da Informação e Administrativo, entre outras.
Para trabalhar como delegado, procurador, defensor público ou juiz, o advogado tem que prestar concursos específicos. Quem não consegue passar no exame da OAB pode assumir cargos administrativos em empresas e cartórios, dar aulas em faculdade, além de trabalhar como jurista (pesquisa e analisa decisões judiciais) ou correspondente jurídico (trabalha com questões administrativas em escritórios de advocacia).
Conheça algumas profissões para quem se forma em Direito
- Advogado
- Analista de compliance
- Defensor público
- Delegado de polícia
- Juiz de direito
- Procurador
LEIA TAMBÉM:
Quanto ganha um advogado? Descubra os salários de quem se forma em Direito