6 profissões para quem se forma em Direito

Advogado, delegado de polícia, defensor público e mais. Conheça essas e outras oportunidades para os graduados na área  

 

De encontro com o estereótipo de que o trabalho de um advogado resume-se a decorar leis e frequentar tribunais, o mercado oferece outras possibilidades de atuação para profissionais que seguem essa carreira. Entre elas, estão atuar em escritórios, departamentos jurídicos e startups, por exemplo. Saiba mais sobre as profissões de Direito:   

 

1. Advogado  

Profissionais que escolhem atuar como advogados assumem o compromisso de defender e representar pessoas físicas ou jurídicas diante de questões legais – o que pode envolver documentações, conversar com juízes e orientar clientes sobre situações específicas.  

 

2. Analista de compliance  

As funções de quem exerce esse cargo estão diretamente relacionadas à gestão de riscos de uma determinada organização. Entre as tarefas desse tipo de analista, estão o suporte no planejamento de projetos estratégicos, a revisão de contratos e o monitoramento de questões que dizem respeito a compliance.  

 

3. Delegado de polícia  

Em poucas palavras, o delegado de polícia é responsável por administrar e gerenciar uma instituição policial local. As suas atribuições incluem requisitar perícias e informações importantes para a apuração de um caso. Vale lembrar que para ocupar esse posto, além da graduação, também é preciso ter uma experiência mínima de três anos em atividades jurídicas ou policiais, e uma habilitação.  

 

4. Procurador  

Existem diferentes tipos de procurador. Esse profissional pode representar pessoas físicas, instituições e órgãos públicos – sejam eles federais, estaduais ou municipais. Emitir esclarecimentos sobre processos, propor medidas de proteção para os seus clientes e expedir notificações ou intimações estão entre as suas responsabilidades.  

 

5. Defensor público  

Na prática, o trabalho de quem atua nessa área é semelhante ao de um advogado. No entanto, existe uma característica que difere esses dois profissionais. O defensor público é apontado pelo Estado para defender pessoas que não podem arcar com os custos desse tipo de serviço.  

 

6. Juiz de Direito  

Em Direito, o juiz é aquele que julga os casos e decide qual será o desfecho de cada conflito, seja ele relacionado a interesses de pessoas físicas, empresas ou até do poder público. Vale lembrar que para ocupar esse posto, além da graduação, também é preciso ter uma experiência de três anos na área jurídica e prestar um concurso público.  

 

 

LEIA TAMBÉM: 

8 mitos sobre a carreira em Direito 

6 dicas fundamentais para quem quer ser advogado 

Quer ver mais conteúdos do #tmj?

Preencha o formulário abaixo e inscreva-se gratuitamente em nossa newsletter quinzenal!

Você vai curtir

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on tumblr

INSCREVA-SE EM NOSSA NEWSLETTER