Rapidez na entrega, foco no ser humano, tecnologia e inovação. Conheça as principais características desse tipo de empresa
Empresa começando, poucos funcionários e muito potencial de crescimento… Pensou em startup? Pode até ter esses ingredientes, mas a definição mais precisa para esse fenômeno que explodiu na última década é um grande modelo de negócio, viabilizado pelas evoluções tecnológicas, para oferecer resultados para diversos setores. Descubra o que é uma startup e como funciona:
“São empresas cujas propostas de valor têm um grande impacto na sociedade. Não falam em oferecer produtos e serviços, mas uma solução para alguma necessidade, de maneira rápida”, explica Caio Bianchi, coordenador do DB Lab (Digital Business Lab) da ESPM.
Base tecnológica
“Tivemos o ano das fintechs, as startups de soluções financeiras, e observamos a escalada das edtechs (educação) e healthtech (saúde). Em comum, todas elas têm a tecnologia como base, o que dá a capacidade de escalonamento da solução, mas que também dependem da aderência do mercado e do alcance dessa tecnologia.”
Pessoas no centro
Uma característica muito importante das startups que pode ser explorada pelo mercado como um todo, de acordo com o especialista, é o foco no ser humano. “Quanto mais a tecnologia avança, mais se esquece desse aspecto. Porém, essa dinâmica personalizada é muito bem trabalhada pelas startups. Prova disso é o sucesso dos bancos digitais, cujo foco é o calor humano no atendimento.”
Negócio escalável
O Uber é o grande exemplo de startup que encontrou uma fórmula escalável para atender a nichos de mercado. “A ideia de conectar quem dirige a quem precisa de motorista não é nova, porque o radiotáxi já fazia isso há muito tempo”, avalia Bianchi. “A diferença está em romper barreiras: não precisa ter um táxi, não precisa ser taxista e a solução é entregue em grande escala.”
LEIA TAMBÉM:
O que é ecossistema de startups
Quiz: o quanto você sabe sobre empreendedorismo e startups?