5 livros para quem se interessa por Administração de Empresas

Confira uma seleção de obras para quem curte ADM com temas que vão da mudança de hábitos ao empreendedorismo espacial

 

O que os ensinamentos de um monge beneditino e as biografias de empreendedores como Steve Jobs e Elon Musk podem trazer de conhecimento para um profissional da área de Administração de Empresas? A resposta está na seleção de livros feita por Marcelo Guedes, coordenador do curso de Administração da ESPM Rio. Confira a lista:  

 

O Monge e o Executivo, de James Hunter (Editora Sextante) 

 

Este livro é uma referência quando o assunto é liderança. Para abordar o tema, o autor conta a história de um consultor que faz um retiro em um mosteiro beneditino e conhece um monge – na verdade um ex-executivo que abandonou sua carreira bem-sucedida para se dedicar à vida monástica. Com ele, aprende ensinamentos que transformam a sua vida pessoal e a sua relação com o trabalho.  

 

O Poder do Hábito, de Charles Duhigg (Editora Objetiva) 

 

O ser humano cria muitos hábitos, mas nem sempre se dá conta e tampouco se pergunta porque faz as coisas do jeito que faz. Além disso, dificilmente questiona se hábitos podem ser mudados e o que se ganha com isso. Neste livro, o repórter do jornal The New York Times, que passou 20 anos pesquisando o tema, mostra que é possível transformar costumes arraigados a partir do entendimento do seu funcionamento e colher os frutos dessa mudança no trabalho e na vida pessoal.   

 

Por que os generalistas vencem em um mundo de especialistas?, de David Epstein (Editora Globo Livros) 

 

O livro responde a pergunta que intitula a obra explicando que atualmente o generalismo é a chave do sucesso de empresários e líderes bem-sucedidos. Afinal, em um mundo que valoriza cada vez mais as soft skills, saber um pouco sobre tudo e pensar fora da caixa são ferramentas importantes para se destacar no trabalho e diante das equipes. Quem adota essa cartilha aprende com os erros, tem mais facilidade para resolver problemas e é mais aberto às novidades. 

 

Como Steve Jobs virou Steve Jobs, de Rick Tetzeli e Brent Schlender (Editora intrínseca) 

 

“Único livro sobre Steve que quem o conheceu de verdade realmente recomenda”. Essa frase foi divulgada em comunicado oficial da Apple sobre a biografia de seu fundador Steve Jobs, escrita pelos jornalistas Brent Schlender e Rick Tetzeli. A obra conta a história do empresário por meio de entrevistas com familiares, amigos, parceiros e concorrentes, mostrando não apenas o lado criativo e inovador de Jobs, mas também seus fracassos e sua personalidade por vezes geniosa. 

 

Elon Musk: como o CEO bilionário da SpaceX e da Tesla está moldando o nosso futuro, de Ashlee Vance (Editora Intrínseca)

 

Uns dizem que ele é um visionário, outros o chamam de megalomaníaco, mas o fato é que Elon Musk é um homem ousado. Criou a Tesla, que produz carros elétricos, a SolarCity, que fabrica painéis solares populares, e comanda a SpaceX, empresa de foguetes espaciais que realizou seu primeiro voo civil orbital em setembro de 2021. Para contar a história do controverso empreendedor, o jornalista Ashlee Vance entrevistou mais de 300 pessoas e também o próprio Musk. O resultado é um relato completo desse personagem que deu vida a produtos que impactam a sociedade e a economia atual. 

 

LEIA TAMBÉM:

Administração: tudo o que você precisa saber sobre a graduação

 

Quiz: testes os seus conhecimentos sobre Administração de Empresas

Quer ver mais conteúdos do #tmj?

Preencha o formulário abaixo e inscreva-se gratuitamente em nossa newsletter quinzenal!

Você vai curtir

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on tumblr

INSCREVA-SE EM NOSSA NEWSLETTER