Sempre nos orgulhamos da televisão brasileira – com alguns até alardeando que fazemos uma das melhores do mundo. Longe dessa questão, vamos lembrar um pouco dessa trajetória
Exatamente às 17 horas da segunda-feira 18 de setembro de 1950, entrava no ar a PRF-3 – TV Tupi, inaugurando a era da TV no Brasil. Pouco mais de 71 anos depois, ela ainda se mantém como o meio de comunicação preferido do público (quando não a única fonte de diversão e informação). Dos pioneiros até o momento em que o audiovisual não é mais exclusividade dos canais e redes, com o streaming revolucionando tudo, muita água rolou (e ainda vai rolar) debaixo dessa ponte. Aqui, vamos relembrar um pouco dessa saga.
Fomos pioneiros
Quinto país do mundo a ter televisão, ficamos atrás apenas de EUA, Inglaterra, Holanda e França – com o pioneirismo no hemisfério Sul e na América Latina.
300
Esse era o número de aparelhos de TV que Assis Chateaubriand mandou espalhar por diversos locais de grande fluxo de pessoas na cidade de São Paulo – inclusive recheando vitrines de lojas do centro da cidade para anunciar (e ajudar a vender) a novidade.
A primeira imagem
Ela foi, ainda, a origem de uma lenda urbana em torno do evento: Dom Paulo Rolim Loureiro, então bispo auxiliar de São Paulo, abençoando as instalações e equipamentos com água benta. Nasceu daí a história de que ele teria danificado, desse modo, uma das câmeras (que realmente pifou, mas não por causa da água benta…).
Brasilidade até no nome
Além da clara homenagem aos povos originários de Pindorama, o nome TV Tupi também inspirou o batismo do primeiro programa transmitido Depois da bênção, de um discurso de Assis Chateaubriand e da apresentação do elenco e dos funcionários da Tupi, às 21h10 entrava no ar o primeiro programa TV na Taba. Era um cardápio bem variado, que ofereceu dança, música, humor, esquetes e até notícias, com o quadro Imagens do Dia – considerado, então, o primeiro telejornal da TV brasileira, com texto e reportagens de Rui Rezende e cinegrafia de Paulo Salomão.
Meio Choque-Rei
Em 15 de outubro, a partida entre Palmeiras e São Paulo pelo Campeonato Paulista, disputada no Pacaembu, se tornou a primeira transmissão esportiva da nossa TV. Mas com um “detalhe”: problemas técnicos permitiram que apenas o segundo tempo fosse transmitido. O verdão venceu por 2×0.
Vocação para a dramaturgia
No dia 27 de outubro, estreava o que foi chamado de “teleteatro”: uma adaptação de Cassiano Gabus Mendes (que também dirigiu) para a linguagem televisiva de A Vida por um Fio, estrelada por Lia de Aguiar. O embrião para as nossas novelas e a teledramaturgia que, até hoje, encanta o mundo e é referência de qualidade.
LEIA TAMBÉM:
Você sabia? 6 curiosidades sobre a história da imprensa no Brasil
História do Direito: 11 tecnologias que transformaram a área jurídica