Ostentação além do funk: conheça músicas de outros estilos que também citam grifes

É comum ouvir o nome de marcas em canções de funk, hip-hop e rap – em que a ostentação faz parte do estilo. Mas a combinação com a música vem de longe…

  

Já é tradição: em qualquer tapete vermelho de premiações do mundo das artes, dificilmente as celebridades vão escapar da pergunta: “quem você está vestindo?”. Isso vale para celebrações do cinema, do teatro ou da música. Ou seja: mais do que apenas caminhar juntas, moda e arte parecem ser associações naturais. E a citação de grifes por canções não nos deixa mentir.

Claro que, hoje, o mais comum é ouvirmos as citações em obras do funk, do hip hop ou do rap, em que a ostentação faz parte do show – e as grifes não poderiam ficar de fora. Mas outras vertentes do mundo musical pop também rendem odes às marcas. 

Diamonds are a girl’s best friend

 

 

Escrita pelo compositor Leo Robins, essa canção ficou eternizada pela icônica interpretação de Marilyn Monroe no filme Os Homens Preferem as Loiras (Gentleman Prefer Blondes), de 1953. As grifes citadas são, claro, ligadas ao mundo da joalheria: Tiffany’s, Cartier, Black Starr, Frost Gorham e Harry Winston. Entre as muitas regravações, outra que entrou para a história foi a de Nicole Kidman, em “Moulin Rouge, de 2001.

 

 

Crítica ao consumismo

 

 

O grupo Radio Head, na canção Paranoid Android cita a marca Gucci, mas no contexto do efeito do consumismo.

 

Se eu fosse uma garota rica…

 

 

Comprar tudo da Vivienne Westwood vestida de Galliano é o sonho de consumo da personagem da música Rich Girl, de Gwen Stefani.

 

Madonna e Nicki Minaj

 

 

Dolce & Gabbana, Prada e Aldo são as grifes que as duas superstars citam em I Don’t Give A, canção que, dizem as más línguas, é um “chega pra lá” no ex de Madonna, Guy Ritchie.

 

Ode à moda

 

 

Fashion!, assim mesmo, com ponto de exclamação, é a tradução perfeita de sua intérprete, a fashionista das fashionistas, Lady Gaga. Nada menos que 12 marcas são citadas: Vivienne Westwood, Gucci, Fendi, Prada, Valentino, Armani, Jimmy Choo, Stuart Weitzman, Louis Vuitton, Dolce & Gabbana, Alexander McQueen e Manolo Blahnik. 

 

Transformar o parceiro

 

 

É isso o que propõe a personagem da canção Upgrade U, de Beyoncé, que quer fazer dele um “novo homem”, contando com mimos Audemars Piguet, Hermès e Cartier.

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