LOADING

Digite para buscar

O que é marketing digital?

Compartilhe

É o perfil da marca na rede social? A live que aconteceu? O post que virou tour? 

Olá! Meu nome é Marina Wajnsztejn mas todos me conhecem por MaWá. Estarei por aqui falando especificamente de marketing digital, embora eu não saiba mais quais são as fronteiras dessa disciplina. Até porque me peguei pensando: o que é marketing digital? É o perfil da marca na rede social? A live que aconteceu? O post que virou tour? 

Começo minha colaboração com um relato recente. Semana passada foi bem corrida e não tive tempo de fazer a unha no cabeleireiro. Resultado: chamei uma profissional da Singu, serviço de beleza e massagem que vai até sua casa. Funciona da seguinte forma: você agenda o serviço e disponibiliza um intervalo de horário possível. Quanto maior o intervalo, menor o preço. Desta forma, sinalizei que eu poderia fazer a unha entre 19h e 21h e a profissional que pegou o serviço reservou para às 21h. Sim, eu estava fazendo a unha em casa numa sexta à noite. Jéssica chegou pontualmente, com a malinha de esmaltes e um capacete. Soltei aquele comentário “E aí, veio de moto?” e ela então respondeu: “Vim com meu marido. Ele é Rappi, então saímos juntos para trabalhar. Enquanto eu faço a mão do cliente ele faz umas entregas. E me leva de casa em casa para eu conseguir pegar mais gente”. No fim da unha, o pedido: “Posso tirar uma foto da sua unha para colocar no meu instagram? Assim as clientes conhecem meu trabalho”.

Salvo as ressalvas trabalhistas que já têm sido notícia na mídia com o crescimento da economia informal (e são importantíssimas), o que esse casal faz é muito bem pensado. Divulgam o próprio trabalho, geram renda mediada por apps e otimizam o tempo de deslocamento e produtividade no trabalho. Aí eu volto agora para o meu questionamento inicial: o que é marketing digital? Vou adorar ler sua visão nos comentários.

via GIPHY

LEIA TAMBÉM:

Como a inteligência artificial é usada para encontrar influencers

Quer ser criativo e inovador? Vá brincar com crianças!

Pergunta sincera a estudantes de jornalismo: como vender algo que nem mesmo você paga para ter?

Tags:
Marina Wajnsztejn

Aka MaWá, é publicitária e professora universitária. Leciona regularmente na ESPM na área da graduação, com foco em integração digital e processos criativos colaborativos. Acumula experiência de 15 anos trabalhando em agências de propaganda, como Ogilvy e DPZ&T.

Você vai gostar também

4 Comentários

  1. Tatiana 18 de agosto de 2019

    Amei o texto! Dá pra separar mkt digital de mkt?

    Responder
    1. Marina Wajnsztejn 26 de agosto de 2019

      Acho praticamente impossível. Dá para separar ser humano de ser humano digital?

  2. Fernanda 21 de agosto de 2019

    Boa reflexão!
    Acho que quase tudo pode ser marketing digital. Mas uma boa foto com uma boa legenda deixa de ser só mais um post

    Responder
    1. Marina Wajnsztejn 26 de agosto de 2019

      Qualquer ponto de contato hoje permite produção de significado, né? Isso leva a um território de proximidade muito interessante.

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *