6 dicas para se dar bem em entrevistas de emprego

Orientadora de carreiras e especialista em recrutamento e seleção dá dicas valiosas para quem vai encarar um processo seletivo

 

Vai fazer uma entrevista de emprego? Então se liga nessa lista com dicas que preparamos para você. Os conselhos foram dados por Adriana Gomes, líder do Programa de Integração Nacional de Carreiras da ESPM, especialista com mais de 25 anos de experiência como orientadora de carreira.

 

1. Pesquise sobre a empresa

“É fundamental e quase um pecado não conhecer a empresa. Pesquise o que ela faz, quais são os produtos, qual é a posição dela no mercado e quem são os concorrentes”.

 

2. Escolha a roupa certa

“Em uma empresa de tecnologia, design ou em uma agência de publicidade, o dress code vai ser diferente de um escritório de advocacia ou na área financeira. É preciso prestar bastante atenção no segmento da empresa, qual é a cultura e como as pessoas normalmente se apresentam nessa organização”.

 

3. Pesquise sobre o entrevistador

“Da mesma forma que olham o seu perfil, você pode olhar o de quem vai te entrevistar. Se souber o nome do entrevistador [ou do responsável pela área], dê uma olhadinha no perfil dessa pessoa no LinkedIn. É interessante saber se você e a pessoa tem alguma afinidade. Por exemplo, se estudaram na mesma escola”.

 

4. Chegue antes do horário marcado

“O ideal é chegar uns 30 minutos antes do horário da entrevista, porque muitas vezes você tem que se identificar na portaria”, comenta Adriana. “Além disso, é bom para respirar, ir ao banheiro e entender um pouco como as pessoas se comportam na empresa. É bom para fazer uma leitura do ambiente e se adaptar”.

 

5. Faça perguntas ao entrevistador

“Não é porque você está sendo entrevistado que não pode fazer perguntas. Perguntar é sinal de interesse e curiosidade. Mas não é só para questionar qual o salário ou quando serão as férias. Pergunte detalhes sobre o cargo e o negócio: o que você vai fazer e quais são as expectativas da empresa”.

 

6. Atente-se as entrelinhas das perguntas

“Cada pergunta tem um interesse por trás. Se te perguntam, por exemplo, se você trabalha bem sob pressão, significa que há muita cobrança naquele ambiente. As perguntas dão indicativo do que a empresa está esperando. Por isso, é necessário prestar muita atenção nelas”.

 

Foto: Freepik/@makyzz

 

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