Veja dicas de como apresentar um TCC

A apresentação de um TCC é um momento importante para quem está finalizando uma graduação. Confira dicas para ter um bom desempenho nessa missão

 

Se você é estudante e está perto de terminar a faculdade, provavelmente já fez a seguinte pergunta: como apresentar um TCC? Apesar de ser uma situação que costuma gerar ansiedade, existem formas de tornar esse momento menos assustador. Para te ajudar a se preparar, a equipe do #TMJ separou algumas dicas sobre o que fazer antes da apresentação. Confira a lista:

 

1. Elabore um roteiro

O primeiro passo é elaborar um roteiro. Para esse tipo de apresentação, é comum fazer uma espécie de linha do tempo. Qual é o tema do seu trabalho? Quais foram as suas referências? Como foi o processo de produção? Quais foram as suas descobertas? Responder a essas perguntas pode te ajudar a selecionar o que deve (ou não) ser destacado.

 

2. Monte uma apresentação de slides

Outro recurso que costuma ser utilizado são os slides. Vale lembrar que a finalidade desse tipo de ferramenta é complementar e ilustrar o que está sendo falado. Por isso, é importante tomar alguns cuidados para que o material não atrapalhe o seu desempenho. Entre as dicas, estão evitar colocar textos muito longos e não exagerar em elementos visuais. Canva, Google Slides, PowerPoint e Prezi são algumas das ferramentas disponíveis para preparar sua apresentação.

 

3. Prepare-se para as perguntas que a banca pode fazer

A dica é pensar sobre o que pode ser questionado e tentar trazer soluções para essas questões. Investir nesse exercício vai fazer com que você mostre domínio sobre o assunto no momento de responder às perguntas. Seu orientador também pode te ajudar nessa preparação.

 

4. Pratique a sua apresentação

Diferentes fatores contribuem para que um estudante tenha um bom desempenho durante uma apresentação de TCC. Praticar é um deles. Ensaiar o que vai ser dito e cronometrar o tempo pode ajudar a identificar o que precisa ser aperfeiçoado, além de dar mais confiança para fazer a apresentação. Testar os equipamentos que vão ser utilizados — principalmente se for online — também é fundamental.

 

Dica extra: assista a outras apresentações

Você já assistiu a uma apresentação de TCC? Se a sua resposta foi não, é importante você saber que essa é uma das formas de se preparar. Viver essa experiência é uma maneira de se familiarizar com o formato e a dinâmica desse tipo de evento, além de ser uma oportunidade para conhecer os projetos de colegas e ter insights sobre outros temas de pesquisa, por exemplo.

 

LEIA TAMBÉM:

Entenda o que é TCC na faculdade

4 dicas para começar o seu TCC

Quer ver mais conteúdos do #tmj?

Preencha o formulário abaixo e inscreva-se gratuitamente em nossa newsletter quinzenal!

Você vai curtir

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on tumblr

INSCREVA-SE EM NOSSA NEWSLETTER