10 livros para quem se interessa por Design de Animação

Confira uma lista com títulos de referência para quem se interessa pelo tema

 

A pedido do #TMJ, Leonardo Marques, coordenador da graduação em Design de Animação da ESPM no Rio de Janeiro, preparou uma lista com livros sobre animação que todo mundo que estuda ou trabalha na área deveria conhecer. A maioria dos livros é em inglês, dada a tradição de produção de material sobre esse tema fora do Brasil. São títulos importantes, clássicos e que ensinam detalhes importantes para ilustradores, roteiristas e diretores. Confira:

 

Criatividade S.A.: Superando as Forças Invisíveis que Ficam no Caminho da Verdadeira Inspiração, Ed Catmull

Livro 1

A trajetória do estúdio Pixar, referência mundial em animação, é o tema deste livro. O texto mostra a construção de uma cultura de criatividade com uma gestão que estimula as pessoas a pensarem fora da caixa, a verem o lado positivo do que não dá certo e a usarem a tecnologia a favor de uma boa história.

 

Manual de Animação, Richard Williams

Livro 2

Richard Williams analisa o trabalho dos mestres da chamada “era de ouro” da animação e faz uma conexão com os trabalhos em 3D. O livro disseca técnicas e recursos usados em filmes produzidos em várias épocas, em um conteúdo para todo o tipo de profissional ­– do iniciante aos experts em animação computadorizada.

 

Character Animation Crash Course, Eric Goldberg

Livro 3

O livro resume o título, ou seja, é um curso intensivo de animação que ensina a criar personagens por meio de um texto didático e repleto de referências. Para isso, o autor analisa filmes clássicos e seus personagens.

 

Ideas For the Animated Short: Finding and Building Stories, Gary Schumer

Livro 4

Focado na produção de animações em curta metragem, o livro funciona como um guia para a concepção de filmes pequenos. Para isso, a obra mostra como fazer um curta desde a concepção da história, passando pelo desenho do personagem até o produto final.

 

Dream Worlds, Hans Bacher

Livro 5

Hans Bacher, um dos grandes nomes do design de animação, teve acesso aos arquivos da Disney e descobriu ilustrações inéditas de filmes como Bambi, Mulan, A Bela e a Fera e Irmão Urso, entre outros. O resultado é uma obra de arte de puro deleite visual para profissionais e entusiastas sobre o tema.

 

Cartoon Animation, Preston Blair

Livro 6

A proposta da obra é ser um guia super detalhado sobre construção e animação de personagens. São seis capítulos que começam com noções básicas de desenho e métodos de animação, passando por definições de persona, do aspecto físico e emocional do personagem, entre outros temas.

 

Timming For Animators, Harold Whitaker e John Hallas

Livro 7

Lançado em 1981, este livro continua sendo obra de referência. Ensina as principais técnicas de animação por meio de ilustrações didáticas e detalhadas sobre animação digital em 2D e 3D, storyboard, movimentos e expressões faciais dos personagens e quanto tempo cada cena deve ter para chegar ao efeito desejado pelo diretor.

 

Film Directing, Shot by Shot: Visualizing From Concept To Screen, Steven Katz

Livro 8

Trata-se de um best-seller sobre direção de cinema. Contém mais de 800 fotos, ilustrações e storyboards de filmes como Cidadão Kane, Blade Runner, Dead-pool e Moonrise Kingdom. O autor analisa as histórias dos filmes com as estratégias de composição das cenas e o processo de direção dos cineastas.

 

Animation Now, Julius Wiedmann, Aida Queiroz, Cesar Coelho, Léa Zagury e Marcos Magalhães

Livro 9

O livro traz cerca de 80 perfis de cartunistas, escolas e estúdios de animação que assinaram filmes produzidos pela Pixar, Disney e DreamWorks, entre outros. Além da biografia, filmografia e premiação dos profissionais ou empresas, a obra descreve seus trabalhos. Os autores são os criadores do “Anima Mundi”, festival anual de animação brasileiro.

 

Pixar Storytelling: Rules For Effective Storytelling Based On Pixar´S Greatest Films, Dean Movshovitz

Livro 10

São 10 capítulos que destrincham os métodos de trabalho da Pixar e cada um aborda um aspecto que transformou o estúdio em um dos mais conceituados da atualidade. O autor explica como as histórias são pensadas para criar conflitos, situações emocionantes e finalizações que encantam o público, além do desenvolvimento dos personagens – do aspecto físico ao emocional.

 

 

LEIA TAMBÉM:

Quiz: teste os seus conhecimentos sobre Design de Animação

4 áreas de atuação para o designer de animação

Quer ver mais conteúdos do #tmj?

Preencha o formulário abaixo e inscreva-se gratuitamente em nossa newsletter quinzenal!

Você vai curtir

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on tumblr

INSCREVA-SE EM NOSSA NEWSLETTER