Editora-chefe do jornal Joca, publicação para crianças e adolescentes, aponta as vantagens de os pequenos consumirem notícias
Os benefícios da leitura diária de notícias para os adultos são de conhecimento público. A cada dia mais se fala sobre a necessidade de estar bem-informado, por meio do jornalismo profissional, para fugir da desinformação e combatê-la, por exemplo. Mas você conhece as vantagens de se estar em contato com o noticiário desde a infância?
Para esclarecer essa questão, trago reflexões sobre dez pontos relatados por Danny Rubin, premiado autor e expert em comunicação para jovens, e de Assunta Ng, editora do jornal asiático-americano Northwest Asian Weekly.
1. Amplia a visão de mundo
É por meio do contato com a informação de qualidade, proporcionada pelo jornalismo profissional focado em crianças e adolescentes, que esses cidadãos (os jovens) começam a formar uma visão de mundo além do que está diretamente ao redor deles. Entender as notícias, por meio de veículos de informação adequados para essa faixa de idade, leva a criança a compreender que ela está inserida em um universo maior.
2. Favorece a criatividade
Notícias trazem fatos dos mais diversos tipos de realidade. A partir disso, e de soluções inusitadas que o noticiário apresenta para problemáticas do dia a dia, o leitor vai sendo inspirado e tendo sua criatividade aguçada.
3. Promove o aprendizado de algo novo a cada dia, retardando o envelhecimento
Ler, estudar e adquirir novas habilidades são hábitos com comprovação científica para retardar o envelhecimento, como apontou a pesquisadora Inés Moreno Gonzáles em artigo publicado na BBC.
4. Aprimora linguagem e escrita
Além do aspecto mais óbvio deste item – quanto mais se lê, melhor se escreve –, o contato com uma publicação jornalística ainda na infância traz para o leitor um material mais contemporâneo do que o apresentado nas leituras tradicionais das escolas.
5. Dá ao leitor ferramentas para se conectar facilmente a pessoas
Ter a visão de mundo ampliada – item 1 desta lista – dá às crianças e adolescentes ferramentas para o convívio social. Os exemplos reais trazidos pelas notícias, sobre a forma como as pessoas vivem e lidam umas com as outras, ajudam o jovem leitor nos seus próprios relacionamentos.
6. Habilita o futuro profissional para posições de liderança
A experiência de ler notícias dá ao jovem a oportunidade de se atualizar sobre o seu próprio tempo. Dessa forma, ele cria um melhor repertório sobre a sociedade e aprimora sua comunicação, fatores considerados diferenciais no mercado de trabalho.
7. É fonte de inspiração, conhecimento e descoberta de soluções
Entender que o mundo é um universo muito maior do que o ambiente familiar, escolar ou da cidade em que se vive colabora para que a criança e o adolescente se inspirem nos fatos para resolver questões de seu dia a dia – a partir do que é demonstrado por meio do outro.
8. Desenvolve a capacidade de argumentação, tornando o indivíduo um comunicador à frente do seu tempo
Estar munido de um repertório mais abrangente sobre o mundo e a sociedade leva o jovem que tem contato com o jornalismo infantojuvenil a se destacar, naturalmente, em seu dia a dia.
9. Forma o pensamento crítico
Conhecer os fatos e os possíveis diferentes olhares para os acontecimentos, apresentados pelas técnicas de apuração do jornalismo profissional, auxilia o jovem leitor a formar a própria opinião sobre as notícias, estimulando o seu pensamento crítico.
10. A leitura de notícias dá acesso a um esboço do que será a história
Conhecer o jornalismo ainda na infância permite que a criança tenha acesso à história do mundo enquanto ela vai se desenrolando ao seu redor e sendo registrada pelos veículos de imprensa.
LEIA TAMBÉM: