8 filmes para quem gosta de Cinema e Audiovisual

Confira conteúdos que não podem ficar de fora da lista de quem se interessa por Cinema e Audiovisual 

 

O mercado de Cinema e Audiovisual tem ganhado cada vez mais destaque com o crescimento das plataformas de streaming. Se você é uma das pessoas que se interessam por essa área, aqui vai uma lista de filmes indicados por professores da graduação em Cinema e Audiovisual da ESPM.

 

Um Homem com a Câmera (1929), de Dziga Vertov

 

Trata-se de um documentário, produzido em 1929, sobre o cotidiano de uma cidade da antiga União Soviética. O longa está disponível na plataforma de streaming da rede Telecine.

 

Dr. Strangelove (1964), de Stanley Kubrick

Traduzido como ‘Dr. Fantástico’ em português, esse é um filme que conta a história de um general norte-americano que acredita que os comunistas têm feito planos para sabotar os reservatórios de água dos Estados Unidos. Por esse motivo, ele dá ordens para que uma bomba nuclear seja lançada no território que hoje é a atual Rússia. Enquanto isso, o presidente e os seus assessores tentam evitar essa tensão. O conteúdo pode ser encontrado na plataforma Prime Video, da Amazon.

 

Que Horas Ela Volta (2015), de Anna Muylaert

Esse é um filme brasileiro que conta a história de uma empregada doméstica pernambucana, Val, que deixa a sua filha, Jéssica, para trabalhar na casa de uma família rica em São Paulo. Na trama, depois de alguns anos separadas, as duas se reencontram quando Jéssica pede para passar um tempo na casa em que sua mãe vive até o dia da prova do vestibular. No entanto, a situação se complica quando a jovem deixa de seguir algumas regras. A produção conta com a atuação de Regina Casé e está disponível na Netflix.

 

Varda por Agnès (2019), de Agnès Varda

Trata-se de um documentário autobiográfico sobre a história da diretora belga Agnès Varda. Na obra, ela conta a história das suas três vidas como fotógrafa, cineasta e artista, além de expor os seus processos de criação e falar sobre a sua experiência no meio cinematográfico. O conteúdo pode ser encontrado na plataforma Globoplay, do Grupo Globo.

 

Minha Viagem à Itália (1999), de Martin Scorsese

Esse é um documentário sobre a história do cinema italiano. Na produção, o cineasta Martin Scorsese fala sobre os filmes que mais tiveram influência sobre o seu próprio estilo. O longa é de 1999 e tem cerca de quatro horas de duração.

 

Cabra Marcado Para Morrer (1984), de Eduardo Coutinho

Esse documentário do brasileiro Eduardo Coutinho se passa na década de 1960 e conta a história de João Pedro Teixeira, um líder camponês que é assassinado por ordem de latifundiários do nordeste. Durante as gravações do longa, o diretor teve que interromper as suas produções por conta da repressão dos militares que estavam no poder em 1964. Anos depois, o diretor procurou Elizabeth Teixeira, viúva da vítima do crime, e retomou o projeto. O conteúdo está disponível na plataforma de streaming da rede Telecine.

 

Be Natural: A História Não Contada da Primeira Cineasta do Mundo (2018), de Pamela B. Green

Nesse documentário, a diretora Pamela B. Green fala sobre a trajetória de Alice Guy, uma das pioneiras da indústria do cinema. A história é contada por meio de imagens de acervo e entrevistas. A produção pode ser encontrada na plataforma Globoplay, do Grupo Globo.

 

Set (2007), de Adriana Camacho

Trata-se de um documentário sobre direção de arte. Na produção, a diretora Adriana Camacho mostra ao público como esse trabalho funciona por trás das câmeras. Para fazer isso, o longa conta com entrevistas de diversos profissionais da área.

 

LEIA TAMBÉM:

Cinema e Audiovisual: tudo o que você precisa saber sobre a graduação

7 mitos sobre a carreira em Cinema e Audiovisual

Quiz: teste os seus conhecimentos sobre cinema

Quer ver mais conteúdos do #tmj?

Preencha o formulário abaixo e inscreva-se gratuitamente em nossa newsletter quinzenal!

Você vai curtir

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on tumblr

INSCREVA-SE EM NOSSA NEWSLETTER