fbpx
LOADING

Digite para buscar

12 podcasts jornalísticos que você precisa ouvir

Compartilhe

Esta seleção reúne formatos noticiosos (os chamados hard news), analíticos, de entrevistas e de radiodocumentários para nos (bem) informar dos acontecimentos do mundo   

Definição bem básica, simplificada e simplista de podcast: programa de rádio disponível na internet, seja em sites, agregadores ou em plataformas de streaming de áudio. O nome seria uma fusão entre as iPod (dispositivo Apple para reproduzir arquivos de áudio em MP3 cujo nome é a sigla para Personal On Demand) e broadcast, que em inglês significa transmissão, seja radiofônica ou televisiva).

O sucesso desse formato, impulsionado basicamente pela facilidade para se ouvir o que se quer, quando se quer e onde quiser, abriu uma “nova era” para conteúdos em áudio. E, assim, atraiu uma enorme diversidade de ouvintes e, claro, de produtores de conteúdo. Assim, temos podcasts das mais variadas naturezas: desde os bem-sucedidos que apelam para o humor, passando por temas tão variados quanto horóscopo, tecnologia, comics, economia, games, cultura, futebol e séries – e, claro, pelo jornalismo.

Aqui, trazemos uma pequena lista de podcasts jornalísticos brasileiros que passam pelo noticiário propriamente dito (as chamadas hard news), por entrevistas, análises e debates e até mesmo por formatos de radiodocumentário. Todos eles estão disponíveis tanto nas páginas de seus produtores quanto em agregadores de podcast como Spotify, Soundcloud, Apple Podcast, Google Podcast e Deezer, entre outros.   

123 segundos

Como o próprio nome já diz, traz em apenas 123 segundos um resumo das principais notícias em três boletins diários (que entram no ar às 6h, 12h e 18h). Produzido pela Bandnews FM, é apresentado por Helen Braun e Sandro Badaró.

Ao ponto

Podcast do jornal O Globo, é apresentado por Carolina Monrad e Roberto Maltchik de segunda a sexta – e é publicado sempre às 6h. Sua pauta variada passa por política, economia, tecnologia e cultura. 

Café da manhã

Parceria do jornal Folha de S.Paulo e o Spotfy, publica diariamente, de segunda a sexta a partir das 6h, uma conversa dos jornalistas Magê Flores, Maurício Meireles e Bruno Boghosian com repórteres, colunistas e especialistas em assuntos que estão em alta no Brasil e no mundo. Os episódios duram de 12 a 25 minutos.

Durma com essa

Publicado de segunda a quinta no final da tarde, e com edições que variam de 6 a 20 minutos, esse podcast noticioso do jornal Nexo analisa o fato que eles consideram o “mais instigante” do dia, de modo acessível e aprofundado.   

Foro de Teresina

Podcast de política produzido pela parceria entre a revista Piauí e a produtora Rádio Novelo (a mesma de Praia dos Ossos – veja abaixo). Publicado às 11h às sextas-feiras, o formato é uma conversa entre os jornalistas Fernando de Barros e Silva, José Roberto de Toledo e Thais Bilenky com as análises dos acontecimentos da semana.

Mamilos – Diálogos de peito aberto

Com o mote “polêmica, empatia, respeito e embasamento”, as publicitárias Cris Bartis e Juliana Wallauer produzem este podcast semanal que não tem medo de tocar em assuntos “espinhosos” sobre os assuntos mais variados – e, para fugir de dogmatismos, trazem os mais variados argumentos e visões sobre eles, “para que os ouvintes formem sua opinião de forma crítica”, explicam as criadoras.

Notícia no seu tempo

O podcast do Estadão, disponível de segunda a sábado a partir das 5h, é um resumo diário do próprio jornal e de suas editorias, nas vozes dos jornalistas Adriana Cimino, Alessandra Romano e Gustavo Toledo. Além disso, mantém os especiais “Na Quarentena” (com atualizações de segunda a sexta) e o “Especial Mobilidade” (aos sábados). 

O Assunto

De segunda a sexta “bem cedinho” (segundo a definição do próprio G1), Renata Lo Prete capitaneia um dos podcasts mais populares e de maior audiência do portal de notícias e do país. Discute e analisa em até meia hora os assuntos mais quentes do momento.

O Mundo em meia hora

Produzido pela CBN, reúne os jornalistas Ariel Palacios, Fernando Andrade e Guga Chacra para analisar, em 30 minutos todos os sábados, o impacto no Brasil dos fatos mais importantes do noticiário internacional. 

Petit Journal

Cobrindo economia e política internacional de segunda a sexta, apresenta em até 6 minutos a visão de especialistas sobre as notícias do dia, sob a apresentação de Daniel Sousa e Tanguy Baghdadi. 

Praia dos Ossos

Mais uma produção da Rádio Novelo, este brilhante radiodocumentário em oito episódios, idealizado e apresentado por Branca Vianna, resgata a história de um crime que marcou a sociedade brasileira nos anos 1970, o assassinato de Ângela Diniz e os dois polêmicos julgamentos de seu assassino, Doca Street.

The Daily

Para quem quiser praticar seu inglês, indicamos este podcast diário, produzido pelo jornal The New York Times, no qual o jornalista político da publicação Michael Barbaro apresenta reportagens do próprio jornal em conversas com os seus autores.

LEIA TAMBÉM:

Especialistas dão dicas para quem quer criar um podcast

10 podcasts indicados por professores de Jornalismo

Quiz: com qual personagem jornalista você mais se parece?

Tags:
Jorge Tarquini

Curador de conteúdo do #TMJ

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *