Conheça as funções em uma agência de publicidade

Quem faz o que em uma agência de publicidade e propaganda? Confira os principais cargos e atribuições

 

Por trás de um anúncio ou campanha publicitária há dois profissionais que criam todo o conceito de apresentação de uma marca para o consumidor. Justamente por esse motivo, são chamados de dupla de criação. Mas para que o resultado do trabalho deles seja um sucesso, há toda uma estrutura de profissionais indispensáveis na engrenagem da publicidade. Alessandro Souza, coordenador da graduação Comunicação e Publicidade ESPM em Porto Alegre, lista os principais cargos de uma agência.

 

Diretor de Criação 

 

É quem aponta o caminho criativo de todas as campanhas e ações da agência. Ou seja, além de criar junto com a equipe, define o tom (emoção, humor e razão, entre outros sentimentos), a abordagem, as concepções visuais, textuais e tudo o mais que envolve a propaganda de um produto. 

 

Redator 

 

É o mestre das palavras. O grande responsável por cada texto de cada peça ou criação publicitária. Ou seja, o redator não pode dormir no ponto, tem de ser preciso. Ele também participa da concepção de ideia macro da campanha. 

 

Diretor de Arte  

 

Esse profissional é o responsável pela concepção visual de cada peça e ação de uma campanha e, assim como o redator, também participa de todo processo criativo. Juntos, esses profissionais formam a famosa “dupla de criação”.

 

Roteirista (Storyteller)

 

Dependendo da agência, é o próprio redator que cuida do conteúdo de storytelling de uma peça publicitária. Em outras há um profissional com a missão específica de transformar uma ideia criativa em uma história multiplataformas, desenvolvendo roteiros robustos e podendo se valer, inclusive, de técnicas de gamificação.

 

Social Media


Faz toda a interação das marcas nas redes sociais. Dessa forma, auxilia tanto na criação e divulgação de uma campanha quanto no diálogo com os consumidores.

 

Diretor de Planejamento

 

Esse é o profissional que analisa comportamento do consumidor, os movimentos da concorrência, as mudanças e as oportunidades de mercado a partir da análise de dados de pesquisas e tendências. É quem aponta o caminho mercadológico da publicidade.

 

Analista de Planejamento

 

Trabalha auxiliando a busca de informações e análises para o planejamento dos movimentos das marcas no mercado.

 

Analista de Planejamento Digital

 

Também auxilia nas análises e buscas de informações, usando, principalmente, técnicas interpretação de Big Data e de comportamento digital para entender melhor o consumidor e o mercado.

 

Diretor de Mídia ou Conexões

 

É quem otimiza ao máximo a verba de cada marca para que ela tenha a “aparição” mais adequada possível junto aos seus públicos. Nesse sentido, avalia os canais de divulgação que podem causar maior impacto e conexão com o consumidor, como redes sociais, influencers, podcast, games, revistas, jornais, rádios e televisão.

 

Analista de Mídia ou Conexões

 

Levanta todos os dados de audiência, impacto junto ao público e abrangência para auxiliar no planejamento de alocação das verbas para estabelecer as conexões com os consumidores.

 

Gestor de Contas

 

Tem uma relação forte com as marcas que são clientes das agências. Esse gestor avalia caminhos estratégicos e aloca as pessoas que estarão na linha de frente, cuidando de todas as demandas publicitárias de cada cliente.

 

Executivo de Contas

 

Responsável pelo dia a dia junto ao cliente, ou seja, é o elo forte entre a agência e as marcas que ela cuida.

 

Produtor

 

É o encarregado pela materialização das ideias. Cabe ao produtor encontrar cada profissional ou empresa especializada para dar vida às criações concebidas pela agência. Escala fotógrafos, diretores de cinema, cenógrafos e compositores para jingles, por exemplos.

 

Arte Finalista

 

Revisa todos os materiais das campanhas e acerta tudo o que for necessário antes de cada peça ser divulgada junto aos clientes. 

 

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