Cristiana Brito, diretora de relações institucionais da Basf, e Michel Blanco, head de comunicação corporativa da Natura&Co, abordaram o assunto em evento promovido pelo Itaú
Cristiana Xavier de Brito, diretora de Relações Institucionais e Sustentabilidade para América do Sul da Basf, e Michel Blanco, head de Reputação e Comunicação Corporativa da Natura &Co América Latina, participaram nessa quarta-feira (9) da 6ª edição do PR³ Itaú. Os executivos debateram o tema Sustentabilidade: comunicando iniciativas de impacto positivo.
Durante o encontro online, mediado por Lívia Salvoni, gerente de comunicação corporativa do Itaú Unibanco, Cristiana e Michel apontaram habilidades essenciais para profissionais de comunicação corporativa. Confira a seguir:
1. Visão Estratégica: olhar para dentro e para fora da companhia
“O profissional de comunicação tem que ter visão estratégica, 360 graus. Perceber o que está acontecendo fora da empresa para trazer para dentro e também aproveitar todos os tesouros e oportunidades da empresa”, afirmou a diretora da Basf.
É o que também pensa o head da Natura&Co. “A área da comunicação corporativa em uma companhia é uma janela para o mundo. E com esse papel de ser janela para o mundo, você precisa estar muito conectado ao negócio. E entender exatamente o que se passa no mundo externo.”
2. Entender bem do negócio para prever falhas e propor melhorias
“Também acho que profissional de comunicação precisa entender muito bem dos negócios, porque a partir do momento em que você entende, consegue criar mais relacionamento também com os públicos de interesse, com os clientes, com o governo, com a sociedade”, avaliou Cristiana.
“É estar sempre com um olho no peixe e outro no gato: um na oportunidade e outro no risco. Às vezes, a gente é também o grilo falante da organização e precisa avisar que algo vai dar problema. E muitas vezes a comunicação ajuda a trazer melhorias para processos. Você só consegue fazer isso se realmente souber qual é o negócio”, comentou Michel.
3. Se manter atualizado sobre o que ocorre dentro e fora da empresa
“Tem que estar muito antenado, atualizado e sensível. É um grande desafio, porque ao mesmo tempo que você tem que ter uma visão estratégica, tem que entender também dos assuntos”, comentou a diretora da Basf.
“É preciso saber que a informação vem de todo canto. Vem de fora da organização, mas vem de dentro também” acrescentou o head da Natura.
4. Saber aliar os interesses do negócio aos da audiência
“Acredito que o papel do comunicador é criar narrativas coesas e consistentes com os objetivos estratégicos do negócio, mas aliadas com os interesses da audiência”, avaliou Michel. “É neste intervalo que a magia acontece, quando consigo ligar o que é o meu negócio com o que o povo quer saber e daqui criar notícia.”
5. Nunca parar de estudar
“Sou publicitária, mas nunca parei de estudar desde que comecei. Estudo hoje em dia governança corporativa, mas já estudei relações governamentais, negócios. É um constante desenvolvimento para poder estar sempre atualizado”, disse Cristiana. “É um processo de melhoria continua, não tem muito jeito a não ser estudar”, comentou também Michel.
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