LOADING

Digite para buscar

A experiência transmídia de ‘The Midnight Gospel’

Compartilhe

Série do mesmo criador de Hora de Aventura aborda temas polêmicos como uso de drogas psicodélicas e a indústria da morte e conta com trechos retirados de episódios de podcast

Por João Marcello Carceles

Criada por Pendleton Ward, mesmo criador de Hora de AventuraThe Midnight Gospel não é apenas uma série nonsense feita para maiores. A animação é uma experiência transmídia, pois traz trechos retirados de episódios do podcast Duncan Trussel Family Hour de Duncan Trussel, que abordam temas diversos como a experiência com o uso de drogas psicodélicas e a indústria da morte, junto com uma animação mostrando outra situação, como um apocalipse zumbi ou uma aventura no inferno.

A série retrata a vida de Clancy, que entra em realidades simuladas para a gravação de seus “espaçocasts”, que seriam videocasts enviados para todo o espaço. Cada capítulo da história conta com um novo tema e uma nova simulação, mas sempre flertando com a ideia de vida e morte, sendo ela puramente física ou indo para o plano espiritual e existencial. O conceito de origem também é bastante abordado, levantando questões sobre a origem humana e a da religião.

A “aleatoriedade” dos episódios é um fator proposital na produção, pois mesmo apresentando temas contrastantes na fala com a animação, os dois juntos criam uma história própria que prende a atenção do espectador de uma maneira diferente do que já se foi visto.

Mas o que mais impressiona em Midnight Gospel é como os diálogos, que tratam de temas de difícil entendimento com uma grande profundidade, são ditos com tanta facilidade e uma grande compreensão. Moral e depressão são temas que Trussel discute com tanta naturalidade, usando experiências passadas e teorias da filosofia como fundamentos para seus questionamentos, e isso com uma animação que faz uso de cores vibrantes e movimentos fluídos. É tanta coisa, que parece uma simulação, feita por Clancy dentro de sua van.

The Midnight Gospel está disponível na Netflix e Duncan Trussel Family Hour no site de Duncan.

LEIA TAMBÉM:

Festa online: participamos de uma baladinha digital e te contamos como foi

Detox digital: jogos de tabuleiro e quebra-cabeças fazem sucesso na quarentena

Eventos híbridos e valorização do nacional: o ‘novo normal’ da indústria de shows

Tags:
Newronio ESPM

Blog sobre criatividade escrito pelos alunos do Arenas ESPM, agência experimental do curso de Publicidade e Propaganda da ESPM.

Você vai gostar também

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *