Apresentação de trabalho: 10 dicas para mandar bem

Especialista em práticas de apresentação ensina o que é importante para fazer uma boa explanação para colegas e professores

 

Fazer uma apresentação de trabalho não se resume a estudar o tema e expor para o professor e a turma da classe. Existem várias técnicas que ajudam os alunos a apresentarem o que estudaram de maneira interessante e efetiva – e, o melhor, sem tanta tensão e ansiedade.

 

Leslie Marko, professora da disciplina Práticas de Apresentação na ESPM, discorreu sobre esse tema no episódio 62 do Primeira Jornada, programa da ESPM que te ajuda a enfrentar os desafios da vida escolar e a refletir sobre o seu futuro profissional. Desse episódio extraímos 10 dicas para quem quer fazer uma ótima apresentação. Confira:

 

1. Ensaie sua apresentação

Toda apresentação exige preparo e isso significa pesquisar bem o assunto e ensaiar muito. “Eu até brinco com uma fórmula de 5×5. Cinco vezes ensaia sozinho e cinco vezes com seu grupo ao longo de dois ou três dias”, ensina Leslie. Isso é importante porque o ensaio permite a apropriação do conteúdo que vai ser transmitido, mas é importante estar aberto a improvisos e ter jogo de cintura.

 

2. Adote uma postura correta

Uma apresentação, mesmo informal, demanda uma postura corporal apropriada. Evite apoiar a perna na parede, balançar o tronco para os lados como um pêndulo e andar de um lado para o outro. Andar é bom, mas não o tempo todo e não como se estivesse num desfile de moda, indo e voltando.

 

3. Use um tom de voz adequado

Modular o volume da voz é importante. Falar baixo dificulta o entendimento da plateia e as pessoas não se envolvem, por isso a projeção da voz tem que ser envolvente para a fala ser ouvida e não ficar monótona. Para não fazer uma apresentação mecânica, apele para a emoção bem dosada e interaja com quem assiste por meio de perguntas ou comentários.

 

4. Atenção ao ritmo da fala

Outro aspecto de peso é o ritmo. Quem fala muito rápido, às vezes por ansiedade ou porque quer terminar logo, prejudica o entendimento. O ideal é falar com calma e fazer pausas para dar tempo para as pessoas absorverem o que está sendo transmitindo. A fala também precisa de expressão facial, porque o rosto acompanha toda a linguagem corporal e fazer uma apresentação sem entusiasmo não é bom. Por fim, a boa dicção é imprescindível para o entendimento.

 

5. Cultive a presença de equipe

Em uma apresentação em grupo é válido olhar quem está falando e se conectar com o colega para não desviar a atenção. Quando estiver se apresentando, dirija-se à plateia e olhe para as pessoas, incluindo o grupo. Por falar em equipe, quando todos os integrantes têm o mesmo tempo de fala e a mesma quantidade de vezes para expor o trabalho isso demonstra que o time é coeso e está em sintonia.

 

6. Cuidado com vícios linguísticos

Atenção aos vícios de linguagem como “bom”, “tipo”, “então”. “Não é legal qualquer palavra, gesto ou som que você repete durante uma apresentação. “Tipo” é um dos problemas mais comuns nas apresentações”, diz Leslie. Portanto, se observe para não cometer esses erros.

 

7. Capriche no material de apoio

Em geral uma apresentação tem projeção de PPT e a dica é evitar frases longas. Opte por poucos tópicos breve, coloque imagens e aposte em slides só com imagem. Nesse caso, a fala causa muito mais impacto. Um ponto fundamental é não ler o que está escrito no slide, mas dizer a mesma coisa em outras palavras.

 

8. Seja autoconfiante

Se apresentar em público não é fácil para a maioria das pessoas, então é natural ficar um pouco ansioso. A questão é como se preparar e como se enxergar fazendo uma apresentação com autoconfiança. “Não basta treinar e apresentar. Esse é um exercício que tem que ser realizado todos os dias onde a gente estiver, com amigos, com a família ou numa terapia”, ensina a professora.

 

9. Drible a ansiedade

Uma dica de ouro para os ansiosos é olhar para as pessoas antes de começar a apresentação, porque é uma maneira de perceber que quem está ali é muito semelhante a quem fala, e o orador vai se colocando num plano horizontal em relação ao público. Se mesmo assim a ansiedade bater, faça três respirações profundas antes de começar.

 

10. Alivie a timidez

Além de estar bem preparado e com o assunto na ponta da língua, uma maneira de amenizar a timidez é aproveitar os ensaios ao máximo. Praticar muito sozinho e em grupo, e pedir apoio dos colegas ajuda a desenvolver a capacidade de falar em público sem medo. Segundo a professora, isso se conquista e aperfeiçoa com o tempo. Quem não é tímido, em que vez de julgar deve respeitar e ajudar quem sente dificuldade de falar em público.

 

 

LEIA TAMBÉM:

Não consegue estudar? 7 coisas que podem te atrapalhar

Apresentação de TCC: 4 dicas para mandar bem

5 livros sobre timidez que você precisa conhecer

Quer ver mais conteúdos do #tmj?

Preencha o formulário abaixo e inscreva-se gratuitamente em nossa newsletter quinzenal!

Você vai curtir

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on tumblr

INSCREVA-SE EM NOSSA NEWSLETTER