fbpx
LOADING

Digite para buscar

Especialistas dão dicas para quem quer criar um podcast

Compartilhe

CEO e diretor da Rádio Novelo, produtora do Praia dos Ossos e do Foro de Teresina, dão valiosas dicas para quem quer se aventurar na podosfera

Branca Vianna, CEO da Rádio Novelo e idealizadora e apresentadora do Maria vai com as outras e do Praia dos Ossos, diz que o primeiro passo para quem deseja começar um podcast é criar repertório. “Ouça muito podcast. Tanto podcasts que você gosta, quanto que você não gosta, em áreas que não te interessam, cujo formato não te interessa. Assim você entende o que te agrada e o que não agrada, o que é bem feito e o que é mal feito.”

Segundo a especialista, essa análise deve ser feita de maneira crítica. “Não ouve só se distraindo, ouve descontruindo, prestando atenção. ‘Ah, gostei muito desse episódio’. Porque você gostou? Foi a narração, a trilha, a história, o tema? No caso do mal feito, pense no que você faria de diferente.”

Guilherme Alpendre, diretor-executivo da Novelo, comenta que não é preciso ter uma grande estrutura para começar um podcast.  “Não comece se preocupando com o melhor estúdio, o melhor microfone, a melhor gravação, mas sim com o que você vai fazer diferente”, sugere o especialista. “Por que seu podcast é especial? Qual a marca dele? Qual nicho vai atingir?”

É o que também sugere Branca. “O podcast feito em casa por uma pessoa com equipamento mínimo também pode ser muito bom”, diz a executiva. “Mas tem que pensar antes no que você quer dizer, por que acha que o podcast é uma boa maneira de dizer isso, para quem você quer dizer e quem você acha que vai se interessar.”

Tenha em mente também que você precisará conquistar a audiência. “Quando você faz podcast e o publica, ele vira um podcast secreto. A pessoas só vai o encontrar se digitar o nome e então vai clicar nesse título e assinar e ter que ouvir toda semana”, explica o diretor-executivo da Novelo. “Tem a dificuldade de conseguir um patrocinador para o podcast e a dificuldade de fazer seu podcast ser conhecido pelas pessoas”.  

Mas se você não está preocupado com audiência, pode aprender muito criando um podcast “só para você”, como explica Guilherme. “Tudo bem você gravar 25 episódios do seu podcast e publicar sozinho [sem ter ouvintes]. Você vai aprender a ter uma voz, a falar no microfone, o que funciona e não funciona, vai aprender formato.”

Quer saber mais sobre o tema? Confira também nosso texto com 15 dicas para criar um podcast.

LEIA TAMBÉM:

“O podcast tem um futuro muito bom no Brasil”, avalia criadora do ‘Praia dos Ossos’

8 dicas para gravar vídeos e fazer lives em casa

6 habilidades essenciais para o futuro dos comunicadores

Tags:
Filipe Oliveira

Editor do #TMJ.

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *