LOADING

Digite para buscar

Scott Joplin: o primeiro astro da música pop

Compartilhe

O músico é reverenciado como o “Rei do Ragtime”, considerado o primeiro estilo musical originalmente norte-americano

Por Matheus Rodrigues

Michael Jackson? Madonna? Lady Gaga? Justin Bieber? Esquece. O verdadeiro pioneiro do estrelato na música pop tem nome e sobrenome: Scott Joplin. O músico é reverenciado como o “Rei do Ragtime”,  considerado o primeiro estilo musical originalmente norte-americano, no qual se predomina o uso do piano.

O ragtime tem origem no final do século XIX, a partir da mescla entre marchinhas de banda militar e música popular africana, sem contar que posteriormente contribuiu para a origem do jazz. Uma curiosidade interessante é que Maple Leaf Rag, de Scott Joplin, foi a primeira música da história a vender mais de um milhão de cópias com o artista em vida.

Joplin também foi um homem muito a frente do seu tempo. Por meio de uma de suas obras mais famosas, a ópera chamada Tremonisha, o artista defende que a melhor forma da comunidade negra conquistar os seus direitos em meio à plena segregação racial, é lutando por meio da educação. Mas por questões racistas, ele teve dificuldade em lançar a famosa ópera, e quando finalmente conseguiu, não a emplacou como um sucesso.

Esgotado fisicamente e mentalmente, Joplin acabou por contrair sífilis e desenvolver demência, o que levou a sua morte no dia 1 de abril de 1917, em um hospital psiquiátrico. Neste ponto da sua vida, Scott Joplin fora privado de todo o seu reconhecimento e até mesmo dignidade humana, estando completamente pobre e sendo enterrado em uma vala não-identificada. Um triste e miserável fim para uma das mentes mais brilhantes da música popular norte-americana.

Por outro lado (e dessa vez um pouco mais feliz) sua obra passou por uma espécie de renascimento na década de 1970, quando Treemonisha finalmente ganhou sua primeira versão à altura de sua grandiosidade, interpretada pela Orquestra Sinfônica de Atlanta. Ah, e seu túmulo também recebeu uma identificação minimamente adequada.

O canal Polyphonic compilou toda essa trajetória e principais informações sobre a vida do artista em um vídeo publicado no YouTube:

Tags:
Newronio ESPM

Blog sobre criatividade escrito pelos alunos do Arenas ESPM, agência experimental do curso de Publicidade e Propaganda da ESPM.

Você vai gostar também

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *