10 clássicos da literatura brasileira que você deveria ler

Grande Sertão, Vidas Secas, O Cortiço e muito mais. Confira uma seleção de livros clássicos que vão enriquecer seu repertório

 

Você sabe o que é literatura? Quais clássicos da literatura brasileira você já leu? A literatura pode ser complexa e multifacetada, que possui diversas funções e importâncias para o ser humano. A literatura é uma forma de expressão, onde se utiliza das palavras para criar mundo imaginários, transmitir ideias, emoções e experiências.

 

Em diversas provas ou atividades durante seu ensino médio, você deve ter conhecido alguma destas obras que indicando. Mas também, esses livros podem cair em vestibulares e exames importantes. Conheça as principais obras da literatura brasileira:

 

1. Dom Casmurro

 

Dom Casmurro - Machado de Assis

Este livro é uma obra-prima da literatura universal, Dom Casmurro conta a história de Bento Santiago, um homem amargurado que relembra sua vida e seu relacionamento com Capitu, a mulher que ele ama, mas desconfia. O livro foi escrito por Machado de Assis, no ano de 1899.

 

2. Macunaíma

Macunaíma - Mário de Andrade

Macunaíma é um romance do Modernismo brasileiro fundamental para compreendermos nossa diversidade cultural. O anti-herói lançado por Mário de Andrade em 1928, foi construído a partir de histórias de lendas e mitos. Além disso, ele é nascido na selva amazônica, possui uma herança indígena e suas caraterísticas são: preguiça, malandragem e covardia.

 

3. O Cortiço

O cortiço - Aluísio Azevedo

Este livro é uma obra literária feita por Aluísio Azevedo em 1890 e traz um retrato naturalista da vida no Rio de Janeiro do século 19. O cortiço acompanha a história de João Romão, um português que cresce socialmente a partir da exploração dos cortiços.

 

4. Grande Sertão: Veredas

Grande Sertão - Veredas

O livro de João Guimarães Rosa é considerado uma obra que revolucionou o cânone brasileiro e segue sendo tradicional para novas gerações de leitores. Neste romance, conta o relato Riobaldo, ex-jagunço que relembra suas lutas, medos e o amor reprimido por Diadorim. O livro foi publicado em 1956 e mistura experimentalismo linguístico (primeira fase do Modernismo) e a temática regionalista (segunda fase do Modernismo) para criar uma obra única.  

 

5. O Guarani

O Guarani - José de Alencar

É um romance lançado em 1857, por José de Alencar. Retrata o contato entre os colonizadores portugueses e os indígenas, explorando temas como o amor, a aventura e a identidade nacional. A história é sobre um amor proibido que desafia as diferenças culturais entre Peri, um índio da tribo Goitacá e Cecília, uma jovem dama portuguesa, filha de dom Antônio de Mariz.

 

6. A Hora da Estrela

A hora da estrela - Clarice Lispector

Este é o último livro escrito por Clarice Lispector. Foi lançado em 1977, um pouco antes da morte da autora. No livro, o narrador Rodrigo S. M. mostra a criação da personagem Macabéa, uma jovem alagoana, solitária e órfã, criada por uma tia má que em busca de melhores condições de vida, leva Macabéa para o Rio de Janeiro.

 

7. Vidas Secas

Vidas Secas - Graciliano Ramos

É um romance regionalista escrito por Graciliano Ramos em 1938, que retrata a realidade dos retirantes no sertão nordestino durante a seca de 1930. A obra também traz temas como a miséria, a fome, a migração e a luta pela sobrevivência. O personagem principal é Fabiano, junto de sua família, Sinha Vitória (esposa), seus dois filhos (chamados de irmão velho e irmão mais novo) e acompanhados de uma cachorrinha chamada Baleia.

 

8. Sentimento do Mundo

Sentimento do Mundo - Carlos Drummond de Andrade

Esta obra de 1940 é de Carlos Drummond de Andrade. Um livro de poemas que reflete o período entre guerras e o início da Segunda Guerra Mundial. O poema título, “No meio do caminho”, mostra que o autor estava em busca de humanidade, fraternidade e solidariedade, em meio à desumanização da guerra. Em seus poemas, Drummond faz grandes críticas à guerra e a ordem social utilizando a ironia e o sarcasmos como suas maiores armas. E para ele, um mundo melhor, seria com maior simplicidade, paz e justiça social.

 

9. Os Sertões

Os Sertões - Euclides da Cunha

Lançado em 1902, o livro considerado o primeiro romance reportagem da história da literatura brasileira foi Escrito por Euclides da Cunha. O livro é dividido em três partes, a primeira parte, “A Terra” são considerações em respeito ao solo, ao clima e ao espaço geográfico do sertão baiano. Em sua segunda parte, que leva o nome de “O homem”, o autor traz as características antropológicas a respeito do sertão, contando seus conflitos sociais, políticos e psicológicos. Na última parte, “A Luta” é narrada a Guerra de Canudos, desde o início.

 

10. Canaã

Canaã - Graça Aranha

Foi lançado em 1902 e o seu autor é Graça Aranha. Na obra, é narrada a história de dois alemães que chegam ao Brasil (no Espírito Santo especificamente) em busca de uma vida melhor, são eles: Milkau, que acredita que o Brasil seja a “terra prometida” para sua família e Lentz, que vê o Brasil como uma terra a ser conquistada.

 

LEIA TAMBÉM:

6 livros para empreendedores

Como fazer um jornal escolar

11 livros para quem não gosta de ler

Quer ver mais conteúdos do #tmj?

Preencha o formulário abaixo e inscreva-se gratuitamente em nossa newsletter quinzenal!

Você vai curtir

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on tumblr

INSCREVA-SE EM NOSSA NEWSLETTER