Coordenadora de Pesquisa Pedagógica da ESPM explica como distinguir essas duas ações
Confundir os significados das palavras aprender e decorar é algo que pode acontecer com frequência. Afinal, essas duas ações muitas vezes se complementam, principalmente quando o assunto são os estudos. Pensando nisso, a equipe do #TMJ preparou um conteúdo que explica qual é a diferença entre aprender e decorar, com base no episódio 87 do podcast #Primeira Jornada, que contou com a participação de Claudia Silva, coordenadora de Pesquisa Pedagógica da ESPM.
Principais diferenças
De acordo com Claudia, podemos dizer que há dois pontos que exemplificam bem a diferença entre aprender e decorar: o primeiro está relacionado à profundidade do nosso processamento cognitivo e, o segundo, é o tempo de duração do conhecimento adquirido.
O que é decorar?
Quando falamos em decorar algo, nos referimos ao ato de memorizar uma determinada informação de maneira literal. Ou seja: o objetivo é guardar na memória o significado exato de uma palavra ou expressão. Porém, isso não quer dizer, necessariamente, que conseguimos compreender essa informação ou relacioná-la a outros conhecimentos que possuímos.
Isso acontece porque o foco da memorização está na repetição mecânica, uma técnica que consiste em repetir um conteúdo diversas vezes até fixá-lo na memória. Mas o que você memoriza pode ter pouca ou nenhuma conexão com contextos ou vivências anteriores, que ajudam a aumentar a profundidade do processamento cognitivo.
É exatamente por isso que, na memorização, o conhecimento adquirido pode ser esquecido rapidamente. Afinal, não existem contextos ou experiências prévias que ajudem essa nova informação a se ancorar ou permanecer por mais tempo na nossa mente.
Essa memorização de curto prazo ocorre quando não há um esforço para compreender ou internalizar esses conhecimentos, o que também chamamos de aprendizagem mecânica ou cumulativa. “Um exemplo de decorar é quando memorizamos uma lista de palavras em outro idioma. Eu decoro, fico repetindo, mas não entendo o significado delas ou o contexto em que vou aplicá-las”, explicou Claudia.
O que é aprender?
Já o significado de aprender pressupõe uma compreensão, permitindo que possamos interpretar e aplicar aquele conhecimento adquirido em diferentes contextos. Ou seja: envolve uma conexão entre as novas informações que recebemos e os conhecimentos prévios que possuímos.
Essa relação estabelecida promove uma retenção de longo prazo desse novo conhecimento, contribuindo para que ele não seja esquecido de forma rápida. Além disso, nos ajuda a desenvolver a capacidade de usá-lo de uma maneira criativa e crítica, o que transforma e amplia a nossa estrutura cognitiva.
Segundo Claudia, quanto mais fortalecida for essa estrutura cognitiva, maior é a capacidade que temos de aprender e aplicar novos conhecimentos em diferentes contextos. “Para ficar no mesmo exemplo do idioma, quando eu aprendo, significa que eu compreendo como usar as palavras em conversas e consigo reconhecer essas nuances”, ressaltou a professora.
Como diferenciar na prática a memorização da aprendizagem?
Uma boa dica é tentar explicar algo com as suas próprias palavras ou aplicar esse conhecimento em uma situação nova. Se você conseguir, esse é um indício de que aprendeu. Agora, se apenas repetir as palavras exatamente como as leu, sem compreendê-las, significa que você decorou.
No entanto, vale destacar que decorar um conteúdo não é, necessariamente, algo ruim. “Todos nós, em algum momento, passamos por isso na nossa vida escolar. Já fizemos aquela repetição mecânica no dia anterior à prova. É possível a gente decorar, fazer o exame e tirar uma boa nota sem ter absorvido aquele conhecimento”, pontuou a profissional.
“Memorizar é muito importante e tem o seu lugar. Quando não conhecemos nada sobre um tema e temos o primeiro contato com a informação, esse processo acontece de maneira mecânica. Afinal, ainda não temos um conhecimento prévio sobre este assunto. É importante destacar que o processo de construção do conhecimento oscila entre a memorização e a aprendizagem significativa”, finalizou Claudia.
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