Lista de indicações do coordenador de Direito da ESPM reúne livros, filmes e podcasts para quem tem interesse por temas ligados à área jurídica
Com uma grande variedade de obras disponíveis, antes mesmo de entrar na faculdade já é possível se aprofundar em temas ligados ao Direito. Para te ajudar a escolher o que ler, ouvir e assistir, consultamos Marcelo Crespo, coordenador da graduação em Direito da ESPM. Confira a seguir uma seleção de livros, filmes e podcasts indicados pelo especialista para quem quer seguir carreira na área.
Podcasts:
Salvo Melhor Juízo
Um podcast sem juridiquês para quem quer entender temas ligados ao Direito. São mais de 100 episódios que abordam assuntos diversos, como direito das startups, lei antiterrorismo, crime e política, direito desportivo, estado laico e pena de morte. Para se ter uma ideia da relevância do programa, até mesmo Gilmar Mendes, ministro do STF, já passou por lá.
Saindo da Caverna
Podcast apresentado pelos professores Guilherme Madeira e Flávio Martins. Aborda de maneira aprofundada (alguns episódios chegam a passar de duas horas) temas ligados ao judiciário. Liberdade de expressão, racismo, imunidade parlamentar, lei da ficha limpa, prisão domiciliar, fake news e direito dos animais são alguns assuntos abordados no programa.
Filmes:
12 homens e uma Sentença (1957)
O filme acompanha o julgamento de um jovem acusado de matar seu próprio pai. Doze jurados estão convencidos de que ele cometeu o crime, mas um tenta convencer os colegas a mudarem seus votos.
A Firma (1993)
O que você faria se conseguisse trabalho em um renomado escritório de advocacia, com um alto salário, mas descobrisse que a firma está envolvida em uma série de atividades ilícitas? É o que acontece com o jovem advogado que acompanhamos neste filme.
Carandiru (2003)
Clássico do cinema nacional, o longa é baseado no livro Estação Carandiru, de Drauzio Varella. Acompanha um médico que inicia a prevenção da AIDS no maior presídio da América Latina. Retrata diversos problemas do sistema carcerário brasileiro, como superlotação e a violência.
Um Sonho de Liberdade (1994)
O filme acompanha um homem preso injustamente por um crime que não cometeu. Durante anos, ele enfrenta as brutalidades do sistema carcerário, mas encontra conforto na amizade com outro prisioneiro.
A Qualquer Preço (1998)
Nesta obra baseada em uma história real, um advogado acostumado a atuar em casos milionários, se vê transformado em defensor dos Direitos Humanos ao assumir uma ação contra uma empresa responsável pela contaminação das águas de uma cidade.
Erin Brockovich (2000)
Também baseado em fatos, o filme conta a história de uma mãe solteira que consegue um trabalho em um pequeno escritório de advocacia e, por acaso, descobre que uma empresa estaria contaminando as águas de uma cidade no deserto e espalhando doenças entre seus habitantes. Um caso de milhões de dólares.
Filadélfia (1993)
Um advogado é demitido de um tradicional escritório de advocacia após descobrirem que ele é portador do vírus HIV. Quando decide processar a firma por discriminação, apenas um advogado homofóbico aceita o defender nos tribunais. Uma história de tirar o fôlego.
Livros
A Era dos Direitos (Norberto Bobbio)
O filósofo e historiador italiano reúne nesta obra onze ensaios sobre Direitos Humanos. Os artigos selecionados pelo próprio autor foram produzidos durante muitos anos e em diferentes ocasiões. Entre os temas abordados estão democracia e paz.
Crime e Castigo (Fiódor Dostoiévski)
O romance do escritor e filósofo russo acompanha um jovem estudante de São Petersburgo que comete um crime e tenta se safar com uma teoria: grandes homens como César e Napoleão foram assassinos absolvidos pela história.
O caso dos exploradores de Cavernas (Lon L. Fuller)
Uma obra indispensável para estudantes do Direito. É uma introdução à argumentação jurídica e aborda temas como a criação de normas sociais, o papel dos juízes e das leis na sociedade. Foi publicada pelo jurista e professor de Harvard em 1949.
O Processo (Franz Kafka)
Uma obra clássica que ganha cada vez mais relevância. Este romance do escritor tcheco conta a história de Josef K., que é levado a um longo e incompreensível processo por um crime não especificado.
Justiça: o que fazer a coisa certa (Michael J. Sandel)
Uma obra riquíssima do filósofo e professor de Harvard que aborda temas complexos e atuais, como casamento entre pessoas do mesmo sexo, aborto, suicídio assistido, imigração, impostos, religião e política. O autor mostra como a filosofia pode nos ajudar a entender política, a moralidade e a rever nossas convicções.
Dos Delitos e das Penas (Cesare Beccaria)
Mais um livro focado nos Direitos Humanos. Com uma abordagem humanista, o autor aborda temas complexos, como pena de morte, tortura, roubo e contrabando.
Vigiar e Punir: Nascimento da Prisão (Michael Foucault)
Nesta obra que alterou o modo de pensar e fazer política social no mundo ocidental, o filósofo francês aborda a evolução histórica da legislação penal e os métodos coercitivos e punitivos adotados pelo poder público. É uma documentação de um estudo científico, divido em quatro partes: Suplício, Punição, Disciplina e Prisão.
Eles, Os Juízes, Vistos por um Advogado (Piero Calamandrei)
Com uma boa dose de humor, o renomado jurista italiano retrata neste livro suas experiências na carreira jurídica, com um olhar especial para a relação cotidiana entre advogados e juízes.
LEIA TAMBÉM: