6 dicas fundamentais para quem quer ser advogado

Patricia Peck, professora de Direito da ESPM, indica o que você precisa para ter sucesso na área

 

Sonha em estudar Direito ou já está dando os seus primeiros passos na área? Nada melhor do que ouvir dicas de profissionais relevantes neste universo para se preparar para os desafios atuais e futuros da carreira. Com base em uma entrevista de Patricia Peck, professora da graduação em Direito da ESPM e sócia-fundadora da Peck Advogados, para o portal Trendings, preparamos algumas dicas valiosa para os futuros advogados. Confira a seguir:

 

Expanda seus conhecimentos para além do Direito e invista nas soft skills

“Hoje, você não tem só como aprender o Direito, tem que aprender skills de design, comunicação, programação, saber trabalhar em times multidisciplinares, que tem pessoas com outras formações. Isso é demandado tanto em escritórios de advocacia quanto no departamento jurídico de uma empresa”, avalia Peck, acrescentando que uma boa oratória e redação também são exigências para os advogados. Saiba mais sobre soft skills acessando O que são soft skills e por que são tão importantes para os profissionais?

 

Estude outros idiomas

Além de serem ferramentas importantes para atuação em uma sociedade globalizada, um inglês e um espanhol jurídico vão te ajudar a se manter atualizado com as principais publicações da área. “As melhoras obras saem primeiro no original, que muitas vezes é inglês ou espanhol”, explica Patricia.

 

Prepara-se para atuar em equipes diversas e multidisciplinares

As equipes dos escritórios de advocacia não são mais formadas apenas por advogados, mas também por cientista de dados, engenheiros, designers, especialistas em cibersegurança e proteção de dados. Além dessa multidisciplinaridade, diversidade também é um requisito de empresas que buscam parceiros jurídicos.  “Isso é requisito de contratação de bancas jurídicas para muitos fornecedores, especialmente empresas com metas relacionadas a ESG”, explica a professora da ESPM.

 

Estude direito clássico, mas também as novas tecnologias

Na avaliação da especialista, aprender os fundamentos do Direito é fundamental para qualquer advogado. Mas as faculdades devem também oferecer aos estudantes disciplinas e conteúdos atuais, por exemplo, temas ligados a programação, blockchain e smart contracts. “Posso não ter a expectativa disso de alguém que se formou há 20 anos, mas quem está se formando agora ou nos próximos cinco anos não saber nada sobre Python ou smart contract, por favor.”

 

Nunca pare de estudar

“Acho que a gente precisa querer aprender. Estudo muito até hoje, temos que ler muito. Não existe atalho para você ser um profissional com profundidade de conhecimento”, afirma a advogada. “A gente tem que ser bom de pesquisa, de saber estudar, acompanhar as mudanças regulatórias, ter sempre uma visão não só nacional, mas pensar mundo.”

 

Reinvente-se sempre

Com o avanço da inteligência artificial no ambiente jurídico, seja no escritório, no departamento jurídico ou no próprio judiciário, a profissão e a atividade estão mudando. “Se o profissional não conseguir ser capacitado para outros tipos de entrega, corre risco de empregabilidade com toda certeza”, avalia Patricia, sugerindo novamente que se invista nas soft skills. “Você vai usar o bot para ajudar no dia a dia de trabalho, mas a capacidade de compreender, dar um diagnóstico, de atender bem aquele cliente ou cidadão, isso ainda vai ficar com os seres humanos.”

 

LEIA TAMBÉM:

Direito: tudo o que você precisa saber sobre a graduação

 

Visual law, legal design e jurimetria: conheça conceitos que estão revolucionando o Direito

Quer ver mais conteúdos do #tmj?

Preencha o formulário abaixo e inscreva-se gratuitamente em nossa newsletter quinzenal!

Você vai curtir

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on tumblr

INSCREVA-SE EM NOSSA NEWSLETTER