Balança e a deusa Themis representam a Justiça. Entenda o significado desses símbolos
Qual imagem você visualiza quando pensa em Direito? Assim como outras áreas, a Justiça tem um símbolo que a representa. Na verdade, dois. Saiba quais são e descubra os seus respectivos significados.
Qual é o símbolo do Direito?
O símbolo do Direito é a balança. Utilizado para medir a massa dos objetos, esse instrumento é muito associado ao conceito de equilíbrio.
Porém, a figura da deusa da Justiça, Themis, também aparece com frequência. Com origem na mitologia grega, a mulher é retratada com os olhos vendados e com uma balança e uma espada nas mãos. O objetivo, nesse caso, é transmitir valores como igualdade, força, poder e imparcialidade.
Por que o símbolo do Direito é uma balança?
O Direito é uma área que tem a justiça como premissa. Por esse motivo, a balança e a deusa Themis simbolizam a profissão. As duas representações reproduzem os princípios de quem atua como advogado e promete defender os interesses de um cliente, seja ele uma pessoa física ou jurídica.
Existem outros símbolos associados ao Direito?
Sim, existem. Apesar de a balança e a deusa Themis serem os símbolos mais comuns do Direito, outros objetos também são relacionados com a profissão. Entre eles, estão o martelo, a pena e os livros. Os três elementos fazem parte do cotidiano de quem trabalha como advogado. O martelo, por exemplo, é utilizado por juízes em tribunais para impor ordem, respeito e silêncio.
A pena e os livros, por outro lado, remetem aos atos de ler e escrever, além de relembrar a consolidação das leis que, antigamente, eram registradas em papel.
LEIA TAMBÉM:
7 coisas que você aprende na faculdade de Direito
Conheça os símbolos de profissões das áreas de negócios e comunicação