Manter o app atualizado e ativar a confirmação em duas etapas são cuidados extras que devem ser tomados para evitar possíveis golpes pelo WhatsApp
O WhatsApp lançou um novo recurso que permite transferir dinheiro e fazer compras em uma instituição por meio de um aplicativo de mensagens sob proteção da plataforma Facebook Pay. Como especialista em direito digital, vejo essa solução como um serviço relevante e muito útil para os usuários. Mas, como em qualquer outra transação financeira online, é preciso tomar cuidados para não cair em golpes.
Inicialmente, o serviço será fornecido aos clientes do Banco do Brasil, Nubank e Sicredi que possuem cartões de crédito ou débito Visa ou Mastercard. A transação será processada pela Cielo e não fornecerá taxas para consumidores e pessoas físicas. A empresa deve pagar por cada transação. Pequenas empresas são o foco principal desta versão.
Trata-se de um recurso que traz praticidade e conveniência aos usuários, pois permite que as transações sejam feitas rapidamente dentro do aplicativo sem burocracia. É especialmente interessante considerando que estamos em um período de isolamento social, em que as pessoas estão cada vez mais se voltando para os serviços digitais.
Mas é preciso ter cuidado! Com um maior número de pessoas usando dinheiro na Internet, o risco de fraude também aumentará. Por isso, devemos nos proteger dos golpistas.
Embora o sistema tenha adotado uma série de medidas de proteção, como o uso de senhas e biometria, os usuários devem tomar algumas precauções extras, como manter o aplicativo atualizado, usar software antivírus e nunca passar senhas para terceiros.
Outro cuidado importante é configurar a confirmação em duas etapas, um recurso que funciona como uma camada extra de segurança para sua conta. Essa é uma precaução muito simples, mas que poucas pessoas utilizam. Trata-se da adição de uma senha adicional para acessar a conta.
Para ativar a confirmação em duas etapas, no WhatsApp abra: Configurações (Android) / Ajustes (iOS) > Conta > Confirmação em duas etapas > ATIVAR.