Pantone se juntou com a Adobe Stock e com a organização Ocean Agency para desenvolver uma campanha inspirada em cores que corais exibem logo antes de morrer
Por Nicole Camperoni
Você já deve ter visto a imagem de uma barreira de corais. Cores lindas, movimentos diferente de qualquer coisa existente em terra firme e uma forma peculiar de existir entre os peixes. E talvez você também já tenha ouvido sobre o risco de extinção dessas belas criaturas marinhas.
O desaparecimento e o branqueamento de mais de 50% dessas barreiras de corais têm muito a ver com a ação do homem sobre o oceano, embora esse fato seja pouco conhecido e ainda menos evidenciado pelas grandes marcas, que têm o poder de gerar o sentimento de mudança em seus consumidores.
O fenômeno inverso ocorreu, no entanto, quando os seguidores da marca Pantone apontaram a ironia na escolha da cor do ano, Living Coral, justamente quando os corais estão perdendo suas cores vivas. Foi então que a Pantone resolveu tomar seu lugar de influenciadora e colocar essa pauta em foco.
A marca se juntou com a Adobe Stock e com a organização Ocean Agency para apoiar a iniciativa chamada Glowing Glowing Gone. Juntas, desenvolveram uma campanha com três cores inspiradas nas cores fluorescentes que os corais exibem logo antes de morrer.
O fenômeno, conhecido como coral fluorescence, só foi capturado uma vez no documentário Chasing Coral, da própria Ocean Agency, e desde então ela vem tentando aumentar a visibilidade dessas ocorrências. Foi a oportunidade perfeita da Pantone usar sua tecnologia para apoiar a causa, ao mostrar como o design gráfico tem um impacto social enorme.
O desafio foi lançado para os artistas e consumidores das marcas Pantone e Adobe Stock, que também disponibilizou fotos fascinantes das barreiras de corais em risco. A tarefa é gerar peças com essas cores e imagens que, assim como a luminescência dessas barreiras de corais, gritem “Ei, eu estou aqui. Notem antes que seja tarde demais.”
Conteúdo originalmente publicado no Newronio, blog escrito pelos alunos do Arenas ESPM, agência experimental do curso de Publicidade e Propaganda da ESPM.