Logos de marcas: como são criados e para que servem

O que é um logo? Como é o processo de criação? E quais são suas finalidades? Professora de Design Visual explica tudo isso e muito mais

 

Qual empresa vem a sua mente quando o assunto são logos de marcas? Você sabe como eles são criados ou por quais motivos são importantes? Para te ajudar a esclarecer essas e outras dúvidas sobre o assunto, a equipe do #TMJ conversou com Ana Luisa Maldonado, professora adjunta do curso de graduação em Design Visual da ESPM em Porto Alegre e Sócia Diretora na Navecomunica. Confira:

 

O que é um logo?

A professora explica que logo vem de “logos”. Trata-se de uma palavra que tem uma origem grega e que pode significar palavra, grafia ou conceito. O termo também é muito utilizado como sinônimo de marca e é comumente confundido com outras denominações, como logomarca e logotipo. “O que define uma marca é uma representação figurada de um produto ou serviço. Remete a algo tangível e intangível. Graficamente composta pelo logotipo (tipografia) e pelo símbolo que pode ser abstrato ou figurativo. Representa um conceito, uma diferenciação, uma experiência e uma proposta de valor”, afirma.

 

Como é o processo de criação de um logo?

De acordo com a profissional, a criação de um logo envolve algumas metodologias. O processo tem início com um briefing que apresenta todas as informações sobre a empresa em questão. Os passos seguintes incluem pesquisas sobre as tendências de mercado, estudos sobre a concorrência e análises sobre o público-alvo. Depois que esses dados são coletados, acontecem os testes de cores, texturas e tipografias.

 

“Com a composição da identidade visual definida, se testa diferentes aplicações e estudos de versões vertical e horizontal da marca, estudos de reduções máximas, áreas de não interferência, estudos de cores, de fundo e fundos fotográficos”, diz. “Finaliza-se esta etapa com uma organização de todos os elementos desenvolvidos em um manual de marca, contendo todas as normas e processos desse projeto”, completa.

 

Entre as ferramentas digitais utilizadas para a concepção de um logo estão Illustrator, Photoshop e InDesign.

 

Quais são as finalidades de um logo?

Segundo a professora, a finalidade de um logo consiste em transmitir e representar, de forma visual, a missão, os valores e a visão de uma empresa. “As finalidades de uma marca (aspectos tangível e intangível) são: comunicar um negócio e simbolizar os seus valores essenciais de forma mais memorável possível e gerar diferenciação e destaque dos seus concorrentes”, comenta. “Marca é a representação figurada de um produto ou serviço”, acrescenta.

 

Logos famosos

 

“As marcas de sucesso possuem geralmente uma marca memorável criada estrategicamente com uma coerência de posicionamento, tom, design, mensagem e narrativa da marca”, afirma a professora de Design Visual da ESPM.

 

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