Dia do empreendedor: confira a data e conheça a origem

O dia do empreendedor é celebrado em 5 de outubro. Descubra como e quando a data foi criada 

 

Apesar de existir o mito de que a carreira de quem escolhe empreender é mais tranquila ou de que, para exercer esse tipo de trabalho, é preciso ter um dom, esse segmento envolve e movimenta diferentes áreas do mercado, além de ser uma alternativa para quem tem planos de abrir o próprio negócio. Por isso, existe uma data dedicada a homenagear esses profissionais. Saiba mais sobre o dia do empreendedor e entenda a origem dessa comemoração.  

 

Quando é comemorado o dia do empreendedor? 

No Brasil, o dia do empreendedor é comemorado em 5 de outubro. Vale lembrar que a data também é conhecida por ser o Dia Nacional da Micro e Pequena Empresa (MPE). Além disso, outra celebração que tem o objetivo de homenagear os profissionais que atuam nesse segmento é 19 de novembro, o Dia Mundial do Empreendedorismo Feminino.  

 

Qual é a origem do dia do empreendedor? 

A história do dia do empreendedor está diretamente relacionada à criação de uma lei. Em outubro de 1999, foi instituída a Lei nº 9.841/1999. O documento deu origem ao Estatuto da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte – responsável por regulamentar e estabelecer regras para o funcionamento de micro e pequenas empresas do País. No entanto, em dezembro de 2006, houve uma mudança e a norma foi revogada pela Lei Complementar nº 123/2006. 

 

“Seu objetivo é fomentar o desenvolvimento e a competitividade da micro e pequena empresa e do microempreendedor individual, como estratégia de geração de emprego, distribuição de renda, inclusão social, redução da informalidade e fortalecimento da economia”, diz um trecho de um artigo publicado pelo Sebrae sobre a data comemorativa e a criação da lei.  

 

O que é empreendedorismo? 

Empreendedorismo é um conceito que pode ser definido como a iniciativa de idealizar e colocar em prática um negócio. Existem diferentes formas de exercer essa atividade. Entre as categorias, estão o empreendedorismo informal, corporativo, digital e ambiental.  

 

 

Saiba mais em: 

Conheça os tipos de empreendedorismo que existem no Brasil 

 

LEIA TAMBÉM: 

Entenda o que é empreendedorismo e saiba tudo sobre essa atividade 

Quiz: o quanto você sabe sobre empreendedorismo e startups? 

Quer ver mais conteúdos do #tmj?

Preencha o formulário abaixo e inscreva-se gratuitamente em nossa newsletter quinzenal!

Você vai curtir

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on tumblr

INSCREVA-SE EM NOSSA NEWSLETTER