The Town, Taylor Swift, Guerra da Palestina, tentativa de golpe de estado e lançamento do Threads são alguns fatos importantes de 2023
O ano nem tinha começado e o Brasil sofreu uma tentativa de golpe de estado dias depois do sepultamento de Pelé, o rei do futebol. A China perdeu a hegemonia de país mais populoso do mundo e Taylor Swift bateu recordes no MTV VMA. Esses são alguns dos 16 acontecimentos que listamos como uma breve retrospectiva de 2023. Confira:
1. Pelé tem velório de 24 horas
O rei do futebol morreu praticamente às vésperas da virada de 2022 para 2023. Por conta disso e da posse do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, no dia 1 de janeiro, o velório de Pelé ocorreu no dia 2 e o enterro no dia 3. Além do Presidente da República autoridades como Gianni Infantino, presidente da FIFA, estiveram presentes no velório que durou 24 horas e levou 230 mil fãs do jogador à Vila Belmiro, onde fica o estádio do Santos.
2. Tentativa de golpe de estado no Brasil
No dia 8 de janeiro, um grupo de apoiadores da extrema direita tomou a Praça dos Três Poderes em Brasília e invadiu as instalações do Congresso Nacional, do Palácio do Planalto e do Supremo Tribunal Federal, praticando atos de vandalismo para instigar um golpe militar contra o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva. Mais de 2 mil pessoas foram presas e a PGR denunciou 1.390 golpistas para serem julgados por terrorismo e ameaça ao estado democrático de direito.
3. Lollapalooza completa 10 anos de Brasil
O Brasil sediou a 10ª edição do Lollapalooza, festival de música internacional. Realizado entre 24 e 26 de fevereiro em São Paulo, o evento contou com a participação de artistas como Billie Eilish, Lil Nas X, Jane´s Adiction, Pitty, Tame Impala e Twenty One Pilots.
4. Índia é o país mais populoso
A Índia ultrapassou a China em quantidade de habitantes e agora é o país mais populoso do mundo, com 1,428 bilhão de pessoas – a China possui 1,425 bilhão. Foi a primeira vez na história que a China perdeu a liderança em quantidade de habitantes.
5. Coroação de Charles III do Reino Unido
Em maio, no dia 6, o rei Charles III foi coroado na Abadia de Westminster, em Londres. Ele é o 42º monarca do Rei Unido, tendo sucedido sua mãe, a rainha Elizabeth II.
6. A volta dos Titãs, 40 anos depois
Para comemorar 40 anos de carreira, os Titãs, uma das maiores bandas de rock do Brasil, se reuniu em sua formação original para uma turnê. Batizada de Titãs Encontro – Pra dizer Adeus, a temporada de shows percorreu várias cidades do país, além de Estados Unidos e Portugal. Iniciadas em abril, as apresentações encerram no dia 31 de dezembro, em Fortaleza.
7. Morre a rainha do rock
Rita Lee, a rainha do rock brasileiro, morreu aos 75 anos, vítima de um câncer no pulmão. Ela foi a compositora mais censurada do Brasil durante a Ditadura e a mulher que mais vendeu discos no país.
8. Threads surge como rival do X
Em julho a Meta lançou oficialmente a Threads, rede social que tem como proposta competir com a X de Elon Musk. Os usuários podem compartilhar textos de até 500 caracteres. Apesar de um boom inicial, a nova rede social não foi lá um sucesso.
9. São Paulo sedia o primeiro The Town
A primeira edição do The Town, o maior festival de música já realizado no estado, aconteceu em São Paulo em setembro. Foram 4 dias de apresentações, tendo como principais atrações Foo Fighters, Bruno Mars, Marron 5 e Post Malone. De acordo com a organização, a mesma do Rock’n’Rio, cerca de 500 mil pessoas assistiram aos shows.
10. Taylor Swift brilha no MTV VMA 2023
A edição 2023 do Vídeo Music Awards (VMA) foi histórica. A cantora Taylor Swift quebrou o recorde de números de vitórias na premiação. De 11 indicações, ganhou 9: música, videoclipe, artista, álbum, videoclipe de Pop, fotografia, direção, efeito visual e show do verão. Com esse tanto de troféus ela assume o posto de Lady Gaga, que ganhou 8 prêmios em 2010.
11. Guerra entre Palestina e Israel
Em 7 de outubro, o Hamas, grupo palestino que controla da Faixa de Gaza, fez um ataque surpresa a Israel. O resultado do conflito, que teve forte revide de Israel, foi a morte de mais de 1.400 pessoas naquele dia e o pontapé para o início de uma guerra. Em menos de 50 dias, mais de 15 mil palestinos morreram, incluindo mais de 6 mil crianças e cerca de 80 jornalistas. A disputa territorial entre o Estado de Israel e a Palestina ocorre desde 1947, quando a ONU propôs a criação de um estado judeu e outro árabe na Palestina, mas o governo de árabe nunca a aceitou.
12. Morre Matthew Perry
O ator Matthew Perry, o eterno Chandler da série Friends, morreu aos 54 anos. De acordo com as autoridades, o astro sofreu um afogamento – provavelmente acidental – em uma banheira.
13. Os podcasts mais escutados
Pelo segundo ano consecutivo, o PodPah foi o podcast mais ouvido do Brasil, de acordo com o Spotify. Em segundo e terceiro lugares estão o Mano a Mano, apresentado por Mano Brown, e o Café da Manhã, uma parceria da plataforma com o jornal Folha de S.Paulo. O quarto lugar ficou com o Psicologia na Prática, com Alana Anijar.
14. Ana Castela é mais ouvida no Spotify no Brasil
Ana Castela foi a artista brasileira mais ouvida no Spotify em 2023. Ela é seguida por Henrique & Juliano e MC Ryan SP. O DJ Alok e Anitta foram, respectivamente, os artistas brasileiros mais escutados no exterior.
15. Baldur’s Gate 3 o game do ano
O Game Awards elegeu o Baldur’s Gate 3 como o Jogo do Ano de 2023. Na categoria de Jogo de Luta, o escolhido foi Street Fighter 6. Nas categorias Jogo de Ação e Jogo Para Família, os prêmios foram para Armored Core VI: Fires of Rubicon e Super Mario Bros. Wonder, respectivamente. O vencedor na categoria Estreia Independente foi Cocoon.
16. Barbie, o filme, é a maior bilheteria
Segundo o Worldwide Box Office, Barbie foi o filme com a maior arrecadação de bilheteria do ano: 1,4 bilhão de dólares. Estrelado por Margot Robbie e Ryan Gosling, bateu outro recorde, o da maior bilheteria dirigida por uma mulher, Greta Gerwig. No ranking da WBO, Super Mario Bros. – O Filme e Oppenheimer registraram a segunda e a terceira maior bilheteria do cinema em 2023, com US$ 1,3 bilhão e US$ 950 milhões, respectivamente.
17. Tudo Em Todo o Lugar Ao Mesmo Tempo vence o Oscar
O filme recebeu a maior quantidade de indicações ao Oscar de 2023: 11 categorias. Ganhou 7 troféus. Além de melhor filme, Tudo Em Todo o Lugar ao Mesmo Tempo venceu como melhor atriz (Michelle Yeoh), atriz e ator coadjuvantes (Jamie Lee Curtis e Ke Huy Quan), roteiro original e direção (Daniel Kwan e Daniel Scheinert) e montagem (Paul Rogers).
LEIA MAIS:
Retrospectiva: relembre 12 acontecimentos que marcaram 2022