A correção para o novo valor foi de 7,41%. Como se chegou a esse índice? Existe um cálculo previsto na Constituição para se definir o reajuste ano a ano
Em 12 de dezembro, o presidente Jair Bolsonaro editou uma medida provisória elevando o valor do salário mínimo de R$ 1.212,00 para R$ 1.302,00 – um aumento de 7,41%.
Como se chegou a esse índice de correção? Simples: está na nossa Constituição que a correção do salário mínimo não pode ser menor do que a variação do índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) do ano anterior.
“Mas como a correção para 2023 foi de 7,41 se a projeção do INPC ficou em 5,81%?”, você deve estar se perguntando. Pois bem: a discussão inicial sobre o reajuste foi feita ainda em julho, quando a perspectiva inflacionária era maior. Assim, mesmo de maneira involuntária, haverá um aumento real de cerca de 1,6%.
Para você acompanhar a evolução do salário mínimo desde 2004, publicamos abaixo uma tabela elaborada pelo portal Poder 360 (ainda considerando a estimativa do INPC de meados de dezembro).
LEIA TAMBÉM:
Descubra os salários de quem se forma em Direito
Descubra os salários de quem se forma em Sistemas de Informação
Descubra os salários de quem se forma em Relações Internacionais