Salário mínimo 2023: quanto será e qual o valor do reajuste

A correção para o novo valor foi de 7,41%. Como se chegou a esse índice? Existe um cálculo previsto na Constituição para se definir o reajuste ano a ano

 

Em 12 de dezembro, o presidente Jair Bolsonaro editou uma medida provisória elevando o valor do salário mínimo de R$ 1.212,00 para R$ 1.302,00 – um aumento de 7,41%.

 

Como se chegou a esse índice de correção? Simples: está na nossa Constituição que a correção do salário mínimo não pode ser menor do que a variação do índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) do ano anterior.

 

“Mas como a correção para 2023 foi de 7,41 se a projeção do INPC ficou em 5,81%?”, você deve estar se perguntando. Pois bem: a discussão inicial sobre o reajuste foi feita ainda em julho, quando a perspectiva inflacionária era maior. Assim, mesmo de maneira involuntária, haverá um aumento real de cerca de 1,6%.

 

Para você acompanhar a evolução do salário mínimo desde 2004, publicamos abaixo uma tabela elaborada pelo portal Poder 360 (ainda considerando a estimativa do INPC de meados de dezembro).

 

Tabela evolução salário

 

LEIA TAMBÉM:

Descubra os salários de quem se forma em Direito

Descubra os salários de quem se forma em Sistemas de Informação

Descubra os salários de quem se forma em Relações Internacionais

Quer ver mais conteúdos do #tmj?

Preencha o formulário abaixo e inscreva-se gratuitamente em nossa newsletter quinzenal!

Você vai curtir

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on tumblr

INSCREVA-SE EM NOSSA NEWSLETTER