4 dicas para descobrir se sua ideia de startup é boa

Coordenadora da Incubadora de Negócios da ESPM explica como avaliar se o seu projeto é bom ou não

 

Todo empreendedor acha que a sua ideia de startup é inovadora, mas existem alguns pontos que devem ser avaliados para saber se ela é boa ou não. É necessário fazer uma análise profunda do mercado e da concorrência. Um trabalho complexo, de ir atrás de informações que mostrem os erros e os acertos da concorrência e de procurar cases de sucesso e insucesso, pois isso ajuda a vislumbrar onde é possível se diferenciar ou surpreender com uma novidade.

 

Confira a seguir algumas dicas de Leticia Menegon, coordenadora da Incubadora de Negócios da ESPM, para avaliar a sua ideia de negócio:

 

1. Entenda se há demanda para o seu produto ou serviço

“Em primeiro lugar, é necessário se perguntar se o produto ou serviço que você quer oferecer tem demanda, ou seja, questionar se a sua ideia melhora o que já existe, se traz algo diferenciado e se existe público para ela”, explica Leticia.

 

2. Mapeia as dores e desejos dos consumidores

Entender as dores e os desejos do consumidor é fundamental, especialmente porque não é raro o empreendedor pensar em algo que está relacionado ao seu estilo de vida e não olhar para os lados, ampliando o campo de visão para avistar outras possibilidades. Vale a pena observar o comportamento das pessoas de determinados nichos e procurar oportunidades, voltando os olhos para pautas atuais como as relacionadas à diversidade, inclusão social e meio ambiente.

 

3. Escute os consumidores

Quando o projeto está pronto e chega a fase de fazer pesquisas junto aos consumidores, é hora de trabalhar como um sociólogo ou antropólogo que se abre para esmiuçar todas as nuances do que os clientes acham do produto ou serviço. Ouvir atentamente as pessoas, deixar que elas opinem e falem com sinceridade é mais importante do que qualquer coisa, mesmo que isso te contrarie.

 

“Acompanhei um projeto muito bacana que foi para o mercado e um tempo depois teve que ser revisto, porque os clientes queriam que o alimento viesse em embalagens individuais e não com três unidades. As empreendedoras tiveram de criar uma embalagem completamente diferente para atender os clientes e deu supercerto, mesmo não sendo uma apresentação tão bonita como a anterior”, exemplifica a coordenadora da Incubadora de Negócios da ESPM.

 

4. Estabeleça um prazo para sua ideia vingar

Segundo a professora, senso crítico também é importante para avaliar se a ideia de startup é boa. Se em cerca de 1 ano o projeto não decolar e apresentar lucro tem algo errado. Esse é o momento de pensar complexamente, procurando ver onde está o erro o mudar o que for preciso. E mais uma vez volta-se ao ponto inicial, de ouvir o mercado e o cliente, que são as melhores fontes de avaliação do produto ou serviço.

 

LEIA TAMBÉM:

Conheça exemplos de startups de diferentes segmentos

Por que grandes empresas estão se aliando a startups

Quer ver mais conteúdos do #tmj?

Preencha o formulário abaixo e inscreva-se gratuitamente em nossa newsletter quinzenal!

Você vai curtir

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on tumblr

INSCREVA-SE EM NOSSA NEWSLETTER